Rede Colaborativa de Aprendizagem

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Encontro - Curso Tecnologia na Educação:Turma SEDUC e CEPIMIL

Para dar continuidade ao curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, dia 27/01/11, houve o 3º encontro presencial com a turma de cursistas da SEDUC e Col. Militar de Palmas - CEPIMIL. A participação neste encontro foi significativa, pois diante dos depoimentos pudemos perceber que os participantes perceberam a necessidade do uso das tecnologias nos trabalhos que a equipe do currículo desenvolve. Vejam alguns depoimentos das assessoras de currículo do Ensino Fundamental:
Lethícia – “com estes estudos observei que não tem como o currículo trabalhar desvinculado das tecnologias, isso ficou claro diante dos trabalhos práticos com os alunos e com as pesquisas realizadas durante os estudos, observei também que os professores precisam conhecer e explorar melhor os recursos disponíveis na rede o que poderá facilitar muito os trabalhos pedagógicos”.
Mª Elza – “além deste mundo de informações disponíveis na rede de informação e comunicação que pode facilitar os trabalhos dos profissionais da educação, observei a necessidade de aproximação entre as equipes: currículo e tecnologias na educação, principalmente nos momentos do planejamento e das formações”.

Sádia – “diante dos estudos, percebi a necessidade de oficinas sobre alguns recursos digitais de que o curso exige para desenvolvermos melhor as atividades propostas no curso”.

domingo, 30 de janeiro de 2011

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Padrões de Competência em TIC para professores

Educadores e Educadoras,

Leiam!

Documento importantíssimo para o atual contexto educacional.

Sugiro que deixem comentários sobre as competências TIC para professores.

Padrões competência em_TIC_para_professores
View more documents from Ildeny.

Revista TV Escola - Tecnologias na Educação 3ª Ed. - 2011

As novas tecnologias da informação e comunicação chegaram para nos inserir definitivamente na era do trabalho coletivo. A matéria de capa desta edição aborda os programas de formação que estão aí para alinhar a escola com esta dinâmica revolucionária.

A seção Mundo Virtual apresenta o Portal da TV Escola, que disponibiliza online os vídeos exibidos no canal e disponibiliza um leque de propostas para sua utilização em sala de aula. Viajamos pelo Brasil para mostrar as escolas finalistas ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Em Rondônia, vimos de perto as razões pelas quais as escolas da região se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira o trabalho que vem sendo realizado por professores nas seções Você é o Repórter e Profissão Professor. Quem sabe, na próxima edição, teremos suas contribuições em nossas páginas?! Boa leitura!

Fonte: http://tvescola.mec.gov.b

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SEGURANÇA NA REDE

Hoje, muito se faz com o uso da internet, porém é necessário que pais e educadores saibam quais os perigos que existem no mundo virtual. Assim, indicamos sites que possam orientá-los quanto ao uso da internet, pois muitos ainda estão vulneráveis às abordagens de estranhos mal-intencionados que podem se passar por amigos virtuais.

http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas

http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/como-estar-protegido-na-internet.php


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas