Rede Colaborativa de Aprendizagem

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Oficinas oferecidas no CFAE








Para quem deseja acrescentar algo mais a sua prática diária,  o CFAE - Centro de Formação e Apoio ao Educador e Educando, oferece oficinas fáceis de acompanhar, mesmo para quem ainda não tem muita experiência na “navegação”.

Não perca esta oportunidade, clique aqui e conheça as oficinas disponiveis e veja como proceder para participar.
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Inscrições para o Concurso Ecovídeo da TV Escola vão até 10 de maio

Estudantes e professores do ensino fundamental ao ensino médio têm até o dia 10 de maio para se inscreverem no concurso Ecovídeo da TV Escola como parte da programação da 5ª Semana do Meio Ambiente.

O vídeo deve ter no máximo dois minutos de duração e o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para a realização do projeto na busca de tornar a sua escola em um espaço verdadeiramente sustentável. A equipe realizadora do vídeo deve reunir até quatro pessoas, sendo pelo menos um professor.

O vídeo mais acessado receberá a equipe da TV Escola para uma reportagem especial, que será exibida no quadro ECO AÇÃO, durante a 5ª Semana de Meio Ambiente. Enquanto a equipe produtora do melhor vídeo votado pelo júri da TV Escola e Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC irá para o Rio de Janeiro gravar um programa especial a ser exibido na programação da TV Escola.

Veja o regulamento completo aqui:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=771:regulamento-concurso-ecovideos-5o-semana-do-meio-ambiente&catid=71

Dicas de como fazer o vídeo

1 – Forme a equipe que vai fazer o vídeo contigo levando em consideração as qualidades das pessoas para exercerem as diversas funções: roteiro, pesquisa, filmagem, atuação e edição.

2 – Antes de filmar, planeje o que você quer mostrar através do vídeo. Isso vai te ajudar a se organizar melhor e também aos seus colegas para entender melhor a ideia que está em sua cabeça.

3 – Para filmar, você pode usar até mesmo um celular e câmeras fotográficas simples. Mas para isso, devem aumentar os cuidados com movimentos rápidos de câmera e com a captação do áudio para não ter o resultado final prejudicado.

4 – Na hora de editar, você pode usar softwares livres ou mesmo o Windows Movie Maker, que vem instalado na maioria dos computadores e que também pode ser instalado facilmente.

5 – Seja criativo. Existem mil maneiras de contar a mesma história. Tente não fazer da maneira que muitos esperam.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Formação continuada do Projeto Tocantins Conectado - UCA
           A ação de formação continuada do Projeto Tocantins Conectado - UCA_ abrangerá as três dimensões: Tecnológica, Pedagógica e Teórica e terá como metodologia a formação na ação presencial e a distância, considerando a realidade da escola, o contexto da sala de aula com a presença dos laptops educacionais e as experiências de outros projetos educacionais que vêm sendo desenvolvidos no contexto urbano e no contexto rural ou do campo. Houve a disponibilização de recursos (FNDE) para pagamento de bolsas para professores tutores. Atualmente no estado as formações de professores para uso pedagógico das tecnologias são realizadas pelos Professores Multiplicadores dos NTE e Professores Tutores (selecionados através de edital). As etapas presenciais serão realizadas nos laboratórios de informática das escolas e dos NTE e as etapas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem – e-proinfo.
A formação se desenvolverá em três módulos: Módulo1 - Apropriação Tecnológica - 40 horas (pré-requisito para a realização dos outros módulos);
Módulo 2 – Apropriação Pedagógica e Gestão da Tecnologia na Escola. - 60 horas;
Módulo 3 – Sistematização das ações desenvolvidas nos Módulos 1 e 2 e finalização da construção do ProGITec – 20 horas. As turmas serão formadas com 25 professores cursistas em cada uma.
Os formadores que atuarão na execução da proposta de formação são: Técnicos Pedagógicos da CTAE/SEDUC, Formadores dos Núcleos de Tecnologias das Regionais de ensino NTE/DRE, e Professores Tutores selecionados e capacitados para a função.
Às escolas competem, além de elaborar o projeto de gestão e utilização do laptop educacional integrado com as mídias disponíveis, viabilizar a participação dos professores e demais profissionais da escola nos processos de formação.

 Previsão para início da Formação no mês de abril.


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas