segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Encontro - Curso Tecnologia na Educação:Turma SEDUC e CEPIMIL
domingo, 30 de janeiro de 2011
Web 2.0 como uma rica opção para pesquisa nas Bibliotecas Escolares
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Padrões de Competência em TIC para professores
Leiam!
Documento importantíssimo para o atual contexto educacional.
Sugiro que deixem comentários sobre as competências TIC para professores.
Padrões competência em_TIC_para_professores
Revista TV Escola - Tecnologias na Educação 3ª Ed. - 2011
As novas tecnologias da informação e comunicação chegaram para nos inserir definitivamente na era do trabalho coletivo. A matéria de capa desta edição aborda os programas de formação que estão aí para alinhar a escola com esta dinâmica revolucionária.segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
SEGURANÇA NA REDEhttp://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas
http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/como-estar-protegido-na-internet.php
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
2011 - Nova Turma do curso de Especialização em Tecnologias
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
1º Seminário Web: TIC na Educação
A Coordenadoria de Tecnologias na Educação reuniu-se, dia 09 de dezembro, com os Multiplicadores dos NTEs-Núcleos para realizar o primeiro Seminário Web como o objetivo de socializar os trabalhos, avaliar e encerrar as atividades desenvolvidas em 2010
Na abertura do Seminário, a coordenadora Telma Reijane apresentou o relatório parcial dos trabalhos do setor e falou da importância da interação entre os participantes do Canal Virtual e dos componentes da Rede de Blogs.
O seminário iniciou às 13h com a apresentação das ações dos NTE, e a cada NTE foi estipulado 10 minutos para falar sobre suas ações em 2010 e cada multiplicador fazer uma reflexão por meio de memorial reflexivo sobre a mediação do curso Ensinando e Aprendendo com as TIC: o que aprendeu como mediador (a) do curso; que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las; se o curso proporcionou alguma mudança na sua prática pedagógica; e em que aspectos.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Escola de Gestores
A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).
Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.
Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.
Resultados alcançados
Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.
Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.
Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora
Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.
Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.
Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.