Rede Colaborativa de Aprendizagem

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A aula presencial do curso de especialização em Paraíso do Tocantins, contou com a presença de 15 dos 17 alunos inscritos. O desenvolvimento das atividades propostas para este momento transcorreu num clima muito tranqüilo, sem muitos problemas.
Formadora: Maria das Mercês

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Programa Aluno Integrado





A Secretaria de Educação em parceria com o MEC implanta Programa Aluno Integrado no Tocantins.
Inicialmente o Programa atenderá 90 alunos na capital (alunos das redes estadual e municipal)

Foram disponibilizadas duas vagas para as escolas da Rede Estadual de Ensino de Palmas, com acesso à Internet A seleção dos alunos ficou a cargo da Unidade Escolar, atendendo alguns critérios já definidos no Programa.

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2009, o Analista de Sistema Gilberto Soares Martins participou de uma formação para os tutores do Programa.
O Momento Presencial da turma SEDUC/TO, será nos dia 21 e 22 de setembro, das 08:00 as 12:00 e 14:00 as 18:00, no Laboratório da Coordenadoria de Tecnologia na Educação ,no endereço 208 Sul AV-LO 04 LT 04 no prédio do Centro de Ensino Médio de Palmas. Mais informações 63-3218-6191.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

Encontro Presencial do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais


A Coordenadoria de Tecnologia na Educação está promovendo o encontro presencial da Especialização em Tecnologias através dos Núcleos de Tecnologias Educacionais nos polos: Gurupi, Araguaína, Arraias, Dianópolis, Colinas, Guaraí, Miracema, Palmas, Porto Nacional, Paraíso e Tocantiópolis.

Núcleos de Tecnologias na Educação recebem data- shows





No dia 21 de agosto a Coordenadoria de Tecnologia na Educação entregou para cada Núcleo de Tecnologia Educacional 01 Projetor Multimídia (data show) com a finalidade de subsidiar o trabalho dos Formadores/Multiplicadores.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Formação dos Formadores/Multiplicadores do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado

Dando continuidade à Formação dos Formadores/Multiplicadores do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, promoverá o encontro da Região Norte (Belém / PA)no período de 16 a 18/09/2009, nessa etapa o objetivo será desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas, para que professores e gestores escolares possam:

1-Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos de sala de aula;
2-Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico ( conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
3-Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC; e
4- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo - PITEC.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficinas do Portal Domínio Público e do Portal do Professor



A Coordenadoria de Tecnologia na Educação está oferecendo, hoje e amanhã, oficinas para os Professores Multiplicadores dos NTE, da CTE, UNDIME, para os Assessores de Currículo da SEDUC-sede e da DRE de Palmas, bem como Professores e Suporte Pedagógico das Escolas de Palmas. As Oficinas são voltadas para o trabalho na Educação Básica, com o propósito de familiarização com os recursos do Portal Domínio Público e do Portal do Professor. A ministrante das oficinas é a professora Dalvanisa Luíz Silva de Oliveira da Seed/Ditec/Domínio Público/ MEC.

OBJETIVOS

• Apresentar os recursos educacionais disponíveis no Portal do Professor e no Portal Domínio Público;
• Incentivar o uso de recursos disponíveis na Internet como ferramenta pedagógica;
• Promover a construção coletiva de propostas para uso de recursos multimídia nas escolas.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Formação em Tecnologias


A Coordenadoria de Tecnologia na Educação está oferecendo oficinas para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aos Professores Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais no período de 17 a 21 de agosto.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Curso de Introdução à Educação Digital

O Curso Introdução à Educação Digital é promovido pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com o MEC/Seed integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, voltado à formação de professores e gestores de educação básica, visando à inclusão digital e social. O curso foi ministrado por Rosita Félix e Ildeny Alves no período de 10 a 14/08/2009.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Letramento Digital e Ensino

"O Letramento digital implica realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de letramento e alfabetização. Ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não-verbais como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela, também digital. Em um certo sentido, o Letramento digital luta contra a idéia de ensino/aprendizagem como preenchimento das “mentes vazias do aluno, como bem frisou o pernambucano Paulo Freire quando criou a metáfora da “educação bancária” para ilustrar essa pedagogia. Segundo esse educador, muitas escolas ainda vêem o aluno como um depósito de informações a ser preenchido, uma espécie de banco de dados a ser alimentado por um “mestre-provedor” de conhecimento".
Antonio Carlos dos Santos Xavier (UFPE)1

Tecnologias

sábado, 8 de agosto de 2009

Curso de Especialização em Tecnologia em Educação

A solenidade que marcou a Aula Inaugural do curso de Especialização em Tecnologia da Educação aconteceu, nesta quinta-feira, 05, na sala de reuniões do Centro de Ensino Médio de Palmas, contou com presença da secretária de Educação e Cultura do Estado, Dorinha Seabra. Cerca de 230 professores de escolas estaduais e municipais do ensino fundamental e médio vão participar da especialização que tem como objetivo formar multiplicadores em tecnologias aplicadas à educação.A formação acontece por meio da parceria entre a Coordenadoria de Tecnologia na Educação, em parceria com Ministério da Educação e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC। O curso será oferecido na modalidade à distância e com carga horária de 400 horas, distribuídas em 340 horas. Ao todo serão oferecidas 6.030 (seis mil e trinta) vagas a serem preenchidas por professores distribuídos por todas as Unidades da Federação, atendendo aos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTEs, localizados em pólos presenciais.PúblicoO curso de especialização destina-se, preferencialmente, a formadores/multiplicadores do Proinfo Integrado, formadores do Programa Mídias na Educação, professores- formadores do Programa Proinfantil, formadores do Programa TV Escola e tutores do Programa Formação pela Escola e a professores e gestores escolares efetivos da rede pública de ensino.
Geórgia Milhomem
06-Ago-2009
Foto: Elias Oliveira


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

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