Rede Colaborativa de Aprendizagem

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Formação em Tecnologias

video
A Coordenadoria de Tecnologia na Educação está oferecendo oficinas para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação aos Professores Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais no período de 17 a 21 de agosto.

16 comentários:

  1. - O Encontro foi muito proveitoso, vi que o nível das discussões foram coerente com os objetivos propostos na pauta pelo, muito bom o trabalho da equipe do CTE.
    - O Linux Educacional para mim é muito bom, possui muitas ferramentas que excelentes para trabalharmos com professores e alunos na aprendizagem, já explorei algumas aprendi muito. Também os seus aplicativos possui uma interface bem compreensiva e fácil para o usuário.
    - A dinâmica de socialização das atividades do curso “Ensinado e Aprendendo com as TICs”, realmente foi mais um aprendizado dentro do curso gostei muito.
    - A participação dos multiplicadores na construção da proposta de trabalho do CTE é indispensável, pois os trabalhos desenvolvidos pelos formadores é em parcerias e precisam está em sintonia em todo estado.
    Edemar.

    ResponderExcluir
  2. O Encontro dos Multiplicadores foi bastante importante para o bom andamento das atividades dos NTE, pois as experiências compartilhadas de cada Núcleo servem de norte para outros Núcleos. Quanto a proposta de trabalho realizada pela equipe de Multiplicadores, é fundamental que todos participem, pois os NTE trabalham em uma forma conjunta usando uma linguagem uniforme.
    Mesmo por que é muito mais proveitoso trabalhar conforme a nossa realidade de trabalho.
    Terezinha Gomes Oliveira

    ResponderExcluir
  3. O encontro de Multiplicadores foi a realização de mais uma etapa na construção do trabalho colaborativo para o uso das tecnologias na educação do Tocantins. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo fortalecer nosso trabalho junto ao processo de formação continuada dos professores,. Portanto considero que todas as oficinas dentro de suas especificidades tiverem resultados muito positivos, pois geraram momentos de discussão e construção.
    Novas descobertas geram novas aplicações, a oficina sobre o SO Linux Educacional foi bem proveitosa, visto que veio atender uma grande necessidade da maioria, agora é continuar os estudos e prática.
    A avaliação e discussões sobre as atividades do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nos deram novas sugestões e direcionamentos enquanto tutores do curso.
    A participação de todos, NTE/CTE, na construção da proposta de trabalho da coordenadoria que por sua vez também direcionará o trabalho nos NTE foi de grande importância, pois assim todos se sentem co-participantes e co-responsáveis.

    ResponderExcluir
  4. O encontro dos Multiplicadores, foi muito proveitoso, pois foi possível socializarmos os trabalhos que foram,estão e serão desenvolvidos no NTE/CTE.
    - LINUX EDUCACIONAL:
    Em relação ao sistema operacional: Linux Educacional, a atividade realizada foi a correção dos exercícios que já havíamos realizado nas DREs, temos muito que estudar para aprender a lhe dar com as ferramentas novas para por em prática enquanto formador.
    - CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC:
    O momento para socialização das atividades do curso, foi muito importante, pois foi possível tirarmos muitas dúvidas, e até mesmo colocar quais os pontos positivos e negativos de cada cursista.
    - PROPOSTA DE TRABALHO DA CTE/NTE:
    A participação de todos os Professores Multiplicadores dos NTEs, é de suma importância para a construção da proposta de trabalho CTE/NTE, pois a mesma dará um direcionamento para os nossos trabalhos e também teremos um documento para formalizar as nossas atribuições, para que fique bem claro qual o verdadeiro papel do professor Multiplicador dentro da Diretoria Regional de Ensino.
    Cassandra Bezerra Miranda

    ResponderExcluir
  5. Hoje falar de um encontro presencial, no momento que estamos vivendo, onde a educação a distância é o foco, não tem palavras que expresse o quanto é foi valioso para grupo de multiplicadores o encontro com a equipe do CTE. No decorrer da pauta, o considerei importantíssimo o momento em fomos convidados a fazer parte do grupo para a construção da proposta de trabalho da CTE, isso é saber fazer a diferença em um cargo, é descentralizar, é democratizar a gestão pública. No momento que apenas corrigimos as atividades SO Linux, fiquei preocupada pois entendo pouco do assunto e não tivemos tempo para nos aprofundar, a preocupação é porque preciso entender muito, para poder multiplicar, sei que tenho que estudar e buscar os meus conhecimentos, mas se estivéssemos ajuda mais aprofundada no assunto seria mais fácil para o grupo.
    Quanto à socialização das atividades, foi muito bom, por que foi feito a auto-avaliação, falamos o que sentimos quando cursista e tutora: falando como tutora o curso vai ajudar a mudar a prática do professor, é difícil sim, mas acreditamos em uma mudança, há uma luz no fim do túnel. Vai contribui muito durante na nossa atuação, a troca de experiência, as angustias, o que deu certo e o que não contribui, construímos um novo Cesário no decorrer do curso.
    A sugestão de trabalhar com blog mostrando o da CTE pronto, me incentivou e acredito que é a forma de mostrar que é de grande eficácia o trabalho com blog, e me trouxe motivação para trabalhar com o mesmo.
    Sugiro que tenha mais uma oficina com atividades do Linux com orientações em muito mais tempo.
    Professora Multiplicadora: Raimunda Brito

    ResponderExcluir
  6. As socializações das atividades do Linux e dos aplicativos foram muito interessantes, pois neste momento houve a interação e contribuição de toda equipe dos NTE e CTE tornando assim o encontro muito mais rico para aprendizagem de todos.
    Muito importante também, foi a apresentação do blog da coordenadoria como um ambiente de integração e interação das atividades desenvolvidas em todos os NTE pelos multiplicadores, formando assim uma rede interativa entre NTE e CTE.
    Este encontro de forma geral foi muito bom, pois teve uma participação ativa de todos os NTE, o que deu um novo significado para o mesmo, pois assim juntos, poderemos construir melhor todas as propostas de trabalho.
    Formação continuada do curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC, foi maravilhoso este momento presencial, esta análise e avaliação das atividades postadas e das pendentes, serviu para nortear o desenvolvimento dos demais trabalhos.
    Sugestões da pauta: que tenha como exemplo este encontro, com tempo previsto no planejamento para os informes imprevistos.
    Constar no cronograma, alguns minutos na pauta para apresentação de trabalhos com evidências desenvolvidos pelos NTE.
    Merces

    ResponderExcluir
  7. ü O Encontro para os Multiplicadores que aconteceu no período de 17 a 21/08/09 teve uma importância muito grande no tocante a sua prática pedagógica e conhecimentos diversos na área das tecnologias, que só veio somar como suporte ao trabalho que ora é desenvolvido nas Diretorias Regionais de Ensino e conseqüentemente diretamente às escolas jurisdicionadas a cada Regional.
    ü Oficinas do Domínio Público - foi bem explorado pela consultora da SEED/MEC, Dalvanisa, pois sabemos que é de grande importância para o trabalho dos educandos, devemos realmente divulgar e se apropriar dos conteúdos disponíveis no ambiente.
    ü Em relação à Plataforma LINUX, é extremamente rico em ferramentas e seus aplicativos são bastante interessantes, porém, requer muito mais conhecimentos e domínios do mesmo.
    ü “Ensinando e Aprendendo com as TICs”, foi um grande valia para continuar as atividades em andamento e incentivo para os Multiplicadores que por vários motivos não estão conseguindo acompanhar o curso em suas atividades, foi excelente no tocante a socialização das atividades...
    ü Construção da Proposta da CTE-foi interessante a participação dos Multiplicadores no momento da Construção da Proposta, uma vez que os mesmos irão participar diretamente no desenvolvimento das ações elaboradas, objetivos propostos, em fim, todas as ações elencadas, para proporcionar uma Educação de qualidade em todo o Estado do Tocantins, buscando sempre um aprendizado aos nossos educandos de forma eficiente e eficaz.
    O Encontro foi um grande suporte ao nosso trabalho, como Multiplicadores.

    A mudança na educação impõe um desafio que Behrens (2000, p.73) define:
    O desafio imposto aos docentes é mudar o eixo do ensinar para optar pelos caminhos que levam ao aprender.Na realidade, torna-se essencial que professores e alunos estejam num permanente processo de aprender a aprender.

    ResponderExcluir
  8. O encontro dos Multiplicadores dos NTEs do Tocantins, foi muito proveitoso, pois foi um momento em que socializamos as atividades desenvolvidas e é mais uma etapa de aprendizagem.
    * OFICINA LINUX EDUCACIONAL E SEUS APLICATIVOS:
    Foi um momento de correção das atividades que respondemos nas DREs, sendo que preciso de muito estudo, para conhecer a aplicabilidade das ferramentas que o sistema oferece, para poder disseminar como formadora, pois senti falta de podermos explorar mais as ferramentas.
    * II ENCONTRO PRESENCIAL PARA SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
    Este momento foi muito importante, pois socializamos os pontos positivos e negativos do curso, e tiramos muitas dúvidas, quanto fases que ainda não foram concluídas.
    * PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO DA CTE/NTE. (VOCÊ JULGA IMPORTANTE A SUA PARTICIPAÇÃO? JUSTIFIQUE.)
    A participação de todos os Multiplicadores é de suma importância, pois a proposta dará um direcionamento para os trabalhos da CTE/NTE, e servirá de base para apresentação das atividades que serão desenvolvidas por estes setores.

    Cassandra - NTE-Araguatins

    ResponderExcluir
  9. Percebo que temos crescido muito na realização de nossas formações, o trabalho tem sido direcionado com mais tranqüilidade e segurança, sinto-me mais envolvida, talvez por exigirem mais de mim, isso tem contribuído muito para o meu crescimento profissional.

    1 - Oficina Línux Educacional e aplicativos: Confesso que me envolvi pouco, não por resistência ao Linux, mas sim por displicência mesmo, mas querendo ou não tenho que acompanhar o processo, o Linux será instalado na minha máquina e pretendo sim estudar, pois a minha função é exatamente de disseminar conhecimentos, ajudar nosso multiplicadores para que eles possam ajudar nosso professores.

    2 - II encontro presencial para Socialização das atividades do Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC: Senti-me relapsa em relação ao curso, preciso priorizar. As nossas tutoras estão fazendo um trabalho muito bom, sem contar que estão aprendendo a executar a função de tutoria, afinal não receberam nenhuma formação nesse sentido, a sistemática usada foi democrática, permitindo a clareza por parte de todos nas colocações de suas dúvidas, angústias, críticas e sugestões.

    3- Participação na construção da proposta de trabalho da CTE/NTE. (Você julga importante a sua participação? Justifique.)

    Pra mim essa foi uma das melhores ações da formação, pois no nosso grupo de multiplicadores temos pessoas experientes, pois eles estão mais próximos da Unidade Escolar, sabem realmente como acontece na prática, como são recebidos os programas Coordenados pela CTE.
    Achei riquíssimas as discussões, as colocações dos grupos.
    Esse momento permitiu a participação de todos na elaboração do projeto de formação da Coordenadoria, o qual norteará o trabalho a ser realizado pela equipe da Coordenadoria e pelos Multiplicadores dos NTE.

    ResponderExcluir
  10. Entendo que a programação do 2º Encontro de Multiplicadores, fase presencial, nos proporcionou várias vivências significativas para a nossa prática, e nos estimulou para prosseguir aprendendo uns com os outros nesse espaço colaborativo.
    Tivemos bons momentos de interação e socialização nas oficinas, bem como na produção das atividades de construção coletiva.

    ResponderExcluir
  11. Considero o Encontro com os Multiplicadores um momento muito importante, pois além de proporcionar a formação de todos devido aos cursos oferecidos, é um grande espaço de discussão e socialização de experiências.

    Para a equipe da Coordenação o encontro começa muito antes, desde a definição da pauta, solicitação de auxílio financeiro, organização do espaço físico e preparação dos materiais necessários.
    Esse encontro então foi uma maratona, considerando que a Coordenação se encontrava em reforma, tivemos que montar tudo, sala de reunião, laboratório de informática, lousa digital, computadores, mesas, e outros itens. Mas, embora não estava finalizada a reforma, foi muito bom, atendeu as minhas expectativas, principalmente porque tivemos a oportunidade de ver cada móvel colocado no lugar, rede lógica e elétrica sendo feita.

    Em relação ao Linux foi extremamente importante iniciar os estudos, mesmo não participando me sinto mais segura, me sinto desafiada a estudar, por isso fiz a apresentação da CTE usando o Impress.

    Infelizmente não foi possível participar da socialização do Curso Ensinando e Aprendendo, mas o considero fundamental para a nossa função de Multiplicador.

    Quanto ao blog da Coordenadoria, foi muito importante pois será um espaço para socialização das nossas experiências.

    Hoje ainda está sendo um grande desafio construir a Proposta de Trabalho da Coordenadoria, por isso achei necessária a participação de todos os Multiplicadores, pois a participação em uma construção coletiva requer envolvimento e compromisso de todos com a ação.

    Espero que tenham gostado pois foi pensado em cada momento do encontro com muito carinho.
    Quero aqui parabenizar a equipe da CTE, cada um em especial, Percilia e Rosita pela preparação do momento com o Ensinando e Aprendendo, Blog da Coordenadoria, Altair e Eva pelos estudos com o Linux, web conferência, oficina do Movie Maker), Gilberto com a apresentação do software educacional, Ruth pelo momento musical, Francisca pelo organização do lanche, demais pela participação.

    Telma

    ResponderExcluir
  12. Confesso que de todos os encontros dos multiplicadores, esse foi o mais proveitoso pois tivemos mais tempo para expor nossas angustia, nossas preocupações relativo ao nosso trabalho.Saímos com uma Proposta de Trabalho entre CTE-NTE previamente construída, pois isto é muito importante para o direcionamento do nosso trabalho e teremos formalizado quais nossas atribuições e sermos reconhecidos como professores formadores dentro do NTE com sua identidade reconhecida na Diretoria Regional. Espero que o resultado chegue oficializado urgente pois ainda estamos sendo cobrados pelas benditas bibliotecas e livro didático. Quanto ao Linus foi ótima a iniciativa de começarmos a utilizá-lo, pois se não for assim nunca iremos aprender a usar, agora é por em pratica.
    Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC: o momento da socialização foi muito importante pois ali pudemos tirar nossas duvidas como também colocar nosso ponto de vista referente as atividades propostas e outras duvidas.
    Web conferencia foi um momento muito importante, mais um aprendizado na vida de uma profissional já quase com trina anos de profissão, mais sempre querendo mais. Mª Evani Matos Azevedo

    ResponderExcluir
  13. Entendo que a programação do 2º Encontro de Multiplicadores, fase presencial, nos proporcionou várias vivências significativas para a nossa prática, e nos estimulou a prosseguirmos aprendendo uns com os outros nesse espaço colaborativo.
    Destacaria a Oficina LINUX onde foram oportunizados momentos na webconferência, dando orientações, mas, eu particularmente estava de férias, mas no momento presencial participei da socialização das atividades propostas.
    Tivemos também, bons momentos de interação e socialização das atividades do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC , pois nesse aspecto acredito que participamos bem na demonstração da Atividade 2.5 onde socializamos o nosso Plano de Aula com um planejamento detalhado, demonstrando o uso das tecnologias e a forma de construir as produções das atividades de forma participativa e aberta para sugestões dos colegas.
    Destacaria ainda, construção da proposta de trabalho da CTE/NTE de forma bastante positiva, pois foi conduzida de forma bem aberta e participativa nos vários grupos de trabalho.
    Portanto, entendo que somente assim seremos mais que um grupo de multiplicadores/formadores, mas uma equipe que se ajuda mutuamente de forma integrada e participativa utilizando todos os espaços disponíveis, especialmente os espaços colaborativos de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. Avaliação Deusa e Madalena
    O Encontro de modo geral foi muito bom, percebemos que as preocupações de todos, eram as mesmas. Melhorar a qualidade do ensino aprendizagem, sendo esse o nosso foco principal. As discussões estavam coerente com a pauta do encontro, percebeu-se o empenho de toda a equipe do CTE em propiciar o melhor para todos nós professores multiplicadores. Esse para nós foi um dos pontos forte do encontro. Quanto a parte que foi trabalhada com Linux Educacional para nós era fundamental, tendo em vista que temos que capacitar principalmente os professores do UCA que irão receber os notebooks logo,logo, mas ficou a desejar, pois não conseguimos acompanhar todos os passos devido problemas com o micro que estávamos usando, inclusive não foi possível realizar a instalação. Outra ponto que julgamos necessário e importante, era definir o material a ser usado e a carga horária para se trabalhar as capacitações no Linux. Percebemos que as ferramentas são muito boas para trabalharmos tanto com professores quanto com alunos, já estamos explorando as ferramentas e na medida do possível, já descobrimos muito sobre os aplicativos.
    A dinâmica de socialização das atividades do curso “Ensinado e Aprendendo com as TICs, foram excelentes. Esse momento foi crucial para nós multiplicadores, foi momento de sanar dúvidas como também avaliarmos nossas ações já realizadas nas unidades I e II. O encontro presencial é fundamental para que todos entendam da mesma forma a proposta das atividades do curso.
    A participação dos multiplicadores na construção da proposta de trabalho do CTE é fundamental, pois os trabalhos desenvolvidos pelos multiplicadores é em parcerias e temos que falar a mesma linguagem. Achamos que na elaboração da pauta do próximo encontro, deverá destinar mais tempo para a elaboração, pois esse momento e de suma importância para todos nós.
    Observamos que na pauta tinha o SIGETEC, no entanto não foi repassado nada. E o cadastramento no SIGETEC?

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de dizer que o nosso segundo encontro de Multiplicadores foi muito enriquecedor, pois quando esses encontros acontecem, emerge a construção do trabalho colaborativo, as idéias, inicialmente, divergem, mas num consenso convergem num resultado bem produtivo para o uso das tecnologias nas nossas escolas. Enfatizo que as atividades desenvolvidas fortaleceram e deram maior credibilidade às nossas ações nos NTE. É muito importante essa validação pela Coordenadoria, para que possamos realmente sentir que temos um aval para o nosso trabalho enquanto formador em tecnologias educacionais.
    Quanto à Oficina sobre Linux Educacional e aplicativos, foi interessante, a partir do momento da análise e realização das atividades propostas, gerando momentos de discussão e aprendizado. Serão necessárias mais atividades...
    A construção da proposta de trabalho da coordenadoria nesse momento foi oportuna, garantindo a construção coletiva o que vem corroborar o nosso Plano de Ação elaborado no início do ano. Somos todos responsáveis pelo sucesso (é claro)das nossas ações.

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas