Rede Colaborativa de Aprendizagem

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Concurso Estadual Visual Class


No dia 28 de setembro de 2010, aconteceu na sala de reunião da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/TO a seleção dos projetos desenvolvidos com o uso do Software de Autoria Visual Class, pelos Professores de quatro escolas estaduais e por técnicas da Coordenadoria de Tecnologia na Educação – CTE/SEDUC. Nesta oportunidade foram apresentados 06 projetos, resultantes da formação recebida pelos professores, 02 foram selecionados, no entanto somente um foi inscrito para o Concurso Nacional.
Após avaliação dos projetos, foi selecionado o vencedor que estará representando o estado no II Concurso Nacional Professor Multimídia, que acontecerá no dia 21 de Outubro em Presidente Prudente/SP.
Para participar dessa seleção os professores receberam uma formação, que ocorreu durante a semana de 17 a 19 de agosto,  conheceram as potencialidades do software e elaboraram propostas educativas. A formação tinha como objetivo a preparação dos professores da 1ª turma para participarem de um concurso multimídia estadual.
No momento da apresentação final dos projetos, estes foram avaliados por uma banca examinadora que seguiu rigorosamente os critérios constantes no regulamento do concurso Visual Class, Esta avaliação foi apresentada a todos de forma oral por um dos integrantes da banca, quando foi eleito o primeiro lugar para participar da etapa nacional.
 
Mª das Mercês

O projeto "Água:preservar para não acabar", desenvolvido por Geny Batista e Alba Lúcia, foi selecionado para participar da etapa nacional, que será realizada no Institubo Brasileiro do Café (IBC) na cidade de Presidente Prudente-SP, no dia 21 de outubro, das 15 às 18 horas, como parte do Salão do Livro de Presidente Prudente.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Endereços de Acesso à Reunião do dia 27/09/2010

Reunião da manhã de 27/09/2010
  
http://webconf.rnp.br/p10143313/ 
        
Reunião da tarde de 27/09/2010 

http://webconf.rnp.br/p50227321/

domingo, 26 de setembro de 2010

Produção usando o software Visual Class

No dia 28 de setembro de 2010 será selecionado um dos trabalhos produzidos, por professores das escolas e da própria Coordenadoria, usando o Software Visual Class para representar o Estado no II Encontro de Tecnologia Educacional que será realizado em Presidente Prudente - SP, em outubro.

1ª etapa: Palmas - Tocantins - dia 28/09/2010

2ª etapa: Presidente Prudente - São Paulo - em outubro.

Formação dos Tutores Bolsistas do Proinfo Integrado





Nos dias 27 e 28 de setembro a Coordenadoria de Tecnologias e Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTE realizarão a formação dos Tutores Bolsistas dos Cursos Introdução à Educação Digital e Elaboração de Projetos - 40 horas, por meio da webconferência.

Nessa formação serão tratados assuntos como:

SIPI - Sistema de Informação do Proinfo Integrado;

Apresentação do Proinfo Integrado; Atribuições do Multiplicador;

Atribuições do Tutor;

Redação para disponibilização dos Fóruns e Biblioteca;

Planilhas de Acompanhamento;

Planilhas de Avaliação; Planejamento do tutor;

Apostila digitalizada do curso Inclusão Digital;

CD inclusão digital;

Apostila impressa.

Apostila Inclusão Digital - Linux - Proinfo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Modelos educacionais e comunidades de aprendizagem

Olá!

Conheça esse artigo  do Professor Manuel Moran

Temos literatura abundante sobre comunidades de aprendizagem, sobre a aprendizagem em rede, principalmente na aprendizagem informal. A sociedade conectada em rede aprende de forma muito mais flexível, através de grupos de interesse (listas de discussão), de programas de comunicação instantânea e pesquisando nos grandes portais. Enquanto a escola mantém rígidos programas de organização do ensino e aprendizagem, inúmeros grupos profissionais trocam experiências de forma muito mais constante e aberta. Há milhares de redes de colaboração, por exemplo, em medicina, divididas por especialidades, por temas e o mesmo acontece em todas as áreas de conhecimento. É ainda muito incipiente o fenômeno para podermos avaliar até onde a aprendizagem efetiva acontece nestes ambientes informais mais do que nos formais.

Leia na íntegra

Fonte: http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada_01/para_saber_mais/modelos.htm, acesso em 22/09/2010

Comunicado - Webconferência dia 21/09/2010

Boa tarde!

para ter acesso a webconferência do dia 21/09/2010 Acesse o Canal virtual de comunicação.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

4º Encontro presencial em Palmas


Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a DRE de Palmas estará realizando o 4º Encontro presencial do curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
No dia 20, o multiplicador Márcio reuniu-se com sua turma. No dia 21 a multiplicadora Neidinha e no dia 22 a multiplicadora Evani.
Márcio iniciou o encontro retomando a agenda 3, e os professores iam tirando suas dúvidas e socializando suas realizações e dificuldades.

No dia 21 de setembro, a multiplicadora Neidinha, reuniu-se com sua turma e ao retomar a agenda para socializar as atividades,  verificou a dificuldade da maioria de seus cursistas em postar seus  slides no Blog.
Aproveitou a oportunidade para auxiliar sua turma a utilizar o "Slide Shere". Este momento foi um sucesso, pois todos os professores presentes conseguiram postar seus trabalhos no Blog, após esta rápida oficina em Slide Sheare!!! Parabéns Neidinha!!! Assim nossos professores ficarão cada vez mais motivados a trabalharem com as tecnologias digitais!!!!

Registramos o trabalho da multiplicadora Evani, no dia 22 de setembro, que apresentou toda a  agenda da Unidade 4 e em seguida apresentou a agenda da Unidade 3 para socializar as atividades. Na seguência, Evani percebeu a dificuldade dos professores em inserir seus slides - editor de apresentação para o Slide Share, socializou a todos os cursistas, passo a passo, como realizar esta operação. Os professores aprovaram tal estratégia, por tirar algumas dúvidas. Lamentamos apenas a internet, que impossbibilitou a conclusão dos trabalhos neste software que exige muito da internet e ela não correspondia.

Outra estrtégia interessante da multiplicadora Evani, foi colocar uma cursista para realizar esta operação, pois desta forma ela ia seguindo os passos, com ações e olhar de cursitas e levantando dúvidas que possivelmente os cursistas teriam para efetivar suas atividades.
Muito bem Evani, estas ações enriquecem muito a formação de nossos professores e os estimula a perderem o medo de avançarem  em atividades que não conhecem ou não dominam totalmente!!!
Desta forma, encerramos o 4º Encontro presencial em Palmas!
Desejamos muito sucesso para todos!!!!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Comunicado - Webconferência dia 21/09/2010

Boa tarde!

Haverá reunião as 9 horas do dia 21/09/2010 com os Coordenadores responsáveis pelos NTE nas Diretorias Regionais de Ensino por meio da webconferência para tratar do encerramento do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC e fazer os encaminhamentos necessários. Os Multiplicadores também estão convidados a participarem.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A hora da geração digita l!!!!!


"É provável que você  conheça alguém entre onze e trinta anos de idade que faz cinco coisas ao mesmo tempo: troca mensagens de texto, baixa músicas, faz upload de vídeos, assiste a um filme em um tela de duas polegadas e navega pelo Orkut, Facebook, MySpace ou Twitter. Ele faz parte da primeira geraçãoque cresceu nun ambiente digital - um fenômeno cultural global que veiopara ficar.
Uma investigação fascinante deste universo, A hora da geração digital tem como ponto de partida uma pesquisa de quatro milhões de dólares. O autor, Don Tapscott, entrevistou cerca de dez mul jovens e, no lugar de um bando de gente grudada nas mais  variadas telas, com pouca capacidade de concentração e sem habilidades sociais, ele descobriu uma comunidade que desenvolveu novas formas de pensar, interagir, trabalhar e socializar.
Com base em suas descobertas, e numa linguagem ágil e acessível, o autor revela neste livro:
  • Como o cérebro da Geração Internet processa informações;
  • Sete maneiras de atrair e mobilizar jovens talentos;
  • sete diretrizes para que os educadores utilizem o potencial da Geração Internet;
  • Como criar os filhos 2.0: não há lugar como o novo lar;
  • Como os jovens e a internet  estão transformando a democracia.
Se você entender a Geração Internet, entenderá o futuro. Don Tapscott torna isso possível."
Gostou do resumo? E da linguagem do texto? Pois o livro caminha nesta delícia de texto!!!!
eu estou lendo este livro e recomendo!!!!

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

4º Encontro presencial em Tocantinópolis


No dia 6 de setembro, Mônica Rocha, Técnica Pedagógica da CTE responsável pela  regional de Tocantinópolis, realizou o 4º Encontro presencial com a sua turma da DRE.
Neste encontro, apresentamos a agenda da Unidade 4 e socializamos as atividades realizadas na Unidade 3. 
Foram apresentadas atividades inovadoras realizadas pelos  assessores e técnicos em sala de aula, em substituição, devido a falta de professores, estes, entraram em ação para cobrir o déficit em algumas escolas. Tal iniciativa causou impacto em algumas escola,s pois nossos colegas da DRE, colocaram em prática o aprendizado de nosso Curso: TEcnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Dentre elas, a criação de Blog por escola, turma e diciplina, muito interessante ver a aprendizagem dos alunos externadas nos comentários do Blog, ou seja, avaliações dos alunos, suas reflexões sobre tais atividades.
Nos dias 9 e 10 de setembro, as multiplicadoras do NTE Fátima e Raimunda realizarão o encontro com os seus professores cursistas.
Vale destacar que as cursistas da DRE elogiaram o trabalho e o incentivo da multiplicadoras oferecidos presencialmente durante a unidade 3.
Parabéns Raimunda e Fátima!!!!!


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas