Rede Colaborativa de Aprendizagem

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A hora da geração digita l!!!!!


"É provável que você  conheça alguém entre onze e trinta anos de idade que faz cinco coisas ao mesmo tempo: troca mensagens de texto, baixa músicas, faz upload de vídeos, assiste a um filme em um tela de duas polegadas e navega pelo Orkut, Facebook, MySpace ou Twitter. Ele faz parte da primeira geraçãoque cresceu nun ambiente digital - um fenômeno cultural global que veiopara ficar.
Uma investigação fascinante deste universo, A hora da geração digital tem como ponto de partida uma pesquisa de quatro milhões de dólares. O autor, Don Tapscott, entrevistou cerca de dez mul jovens e, no lugar de um bando de gente grudada nas mais  variadas telas, com pouca capacidade de concentração e sem habilidades sociais, ele descobriu uma comunidade que desenvolveu novas formas de pensar, interagir, trabalhar e socializar.
Com base em suas descobertas, e numa linguagem ágil e acessível, o autor revela neste livro:
  • Como o cérebro da Geração Internet processa informações;
  • Sete maneiras de atrair e mobilizar jovens talentos;
  • sete diretrizes para que os educadores utilizem o potencial da Geração Internet;
  • Como criar os filhos 2.0: não há lugar como o novo lar;
  • Como os jovens e a internet  estão transformando a democracia.
Se você entender a Geração Internet, entenderá o futuro. Don Tapscott torna isso possível."
Gostou do resumo? E da linguagem do texto? Pois o livro caminha nesta delícia de texto!!!!
eu estou lendo este livro e recomendo!!!!

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

Um comentário:

  1. Olá Monica, na minha pesquisa do mestrado eu abordei o tema "Nativos e Imigrantes Digitais". Gostei muito, infelizmente esse livro ainda não estava no mercado. O termo Nativos Digitais - foi criado pelo educador americano Marc Prensky.
    Nativos Digitais quer dizer jovens que já nasceram com a Internet e Imigrantes Digitais - pessoas que nasceram antes da proliferação das tecnologias digitais

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas