domingo, 17 de janeiro de 2010
Cursos em Tecnologias na Educação
Público alvo: Técnicos da Secretaria da Educação - sede e
- Assessores de Curriculo, Técnicos do Acompanhamento e da Gestão - DRE.
Cursos a distância (usando a plataforma e-proinfo):
- Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - carga horária: 100 horas;
- Inclusão Digital - Windows e Linux - 40 horas;
- Elaboração de Projetos - 40 horas;
Oficinas (presenciais) de 4 horas:
- Blog;
- Word;
- Excel;
- Power Point;
- Movie Maker;
- Tv Escola;
- Trabalhando com imagens;
- Slide Share;
- Webconferência.
Maiores informações: (63) 3218-1399
A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).
Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.
Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.
Resultados alcançados
Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.
Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.
Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora
Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.
Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.
Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.
Olá colegas, estava elaborando um texto para postar no blog sobre as principais ações no NTE para 2010. Lembrei de acessar o blog do CTE e encontrei realmente as orientações de que eu estava precisando. Parabéns pelas sugestões, é essa partilha que nos faz caminhar rumo nossos objetivos. AMEI.
ResponderExcluir