Rede Colaborativa de Aprendizagem

quarta-feira, 31 de março de 2010

DRE de Palmas e o Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC !

A Técnica Pedagogica da CTE, Mônica Rocha, acompanhou no  dia 30 de março de 2010 a DRE de Palmas, representada pela multiplicadora Evani, no primeiro encontro presencial do curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, no Colégio Estadual Madre Belém.
Os professores presentes estavam muito entusiasmados com o curso e acreditam que aprenderão muito e poderão dividir estes conhecimentos com seus alunos. Participam da turma professores de diferentes áreas e Coordenadores Pedagógicos. Nós da Coordenadoria acreditamos que este curso proporcionará muitos avanços aos nossos professores! Parabéns Palmas e Evani!!!!Sucesso a todos!!!!

8 comentários:

  1. Essa iniciativa dos governos de formar os professores para trabalhar com as TICs em sala de aula está sendo muito importante, e esse trabalho vai contribuir muito para um melhor desenvolvimento de alunos e professores na unidade escolar, pois o mundo está evoluindo rapidamente na questão da informatização e para que possamos acompanhar essa evolução é ncessário que buscamos formação

    ResponderExcluir
  2. Rogério Barros de Lucena6 de abril de 2010 às 21:04

    È de suma importancia que os profissionais estejem tendo oportunidades de aperfeiçoar seus conhecimentos nas novas tecnologias, pois isso será fundamental na rotina escolar de cada um. Parabens a DRE de Palmas!

    ResponderExcluir
  3. Jair Borges de Lima7 de abril de 2010 às 21:04

    Parabenizo a todos os professores que fazem parte desta turma por estarem aperfeiçoando os seus conhecimentos em novas tecnologias, principalmente para trabalhar com as TICs, oportunizando aos seus alunos uma educação de qualidade social.

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo as Diretorias Regionais de Ensino que vem capacitando os profissionais para incluir todos nossos educadores nas novas TICs, e sobre a importância e compromisso de cada um quanto a seriedade, participação colaborativa de todos os servidores. Realmente o uso desse recurso uma vez que para nós profissionais, é de fundamental relevância para o nosso processo de formação. Glice Pugas NUnes

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo as Diretorias Regionais de Ensino que vem capacitando os profissionais para incluir todos nossos educadores nas novas TICs, e sobre a importância e compromisso de cada um quanto a seriedade, participação colaborativa de todos os servidores. Realmente o uso desse recurso uma vez que para nós profissionais, é de fundamental relevância para o nosso processo de formação. Glice Pugas Nunes

    ResponderExcluir
  6. Parabenizo as Diretorias Regionais de Ensino que vem capacitando os profissionais para incluir todos nossos educadores nas novas TICs, e sobre a importância e compromisso de cada um quanto a seriedade, participação colaborativa de todos os servidores. Realmente o uso desse recurso uma vez que para nós profissionais, é de fundamental relevância para o nosso processo de formação. Glice Pugas Nunes

    ResponderExcluir
  7. Bom dia

    Parabenizo a todos os profissionais de educação que se empenham para se capacitarem e aprimorar o seu desempenho na area tecnologica hoje tao necessaria ao nosso trabalho.

    Parabens equipe pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que esta inicitiva está sendo tomada para que os professores se inteirem do trabalho com as TICs. Parabéns a toda equipe da DRE de Palmas e sucesso no trabalho!

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas