Rede Colaborativa de Aprendizagem

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Capacitação de Tutores do Formação pela Escola

A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola realiza, de 24 a 28/05/2010, capacitação para os Tutores do programa no Módulo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Fundeb. O curso tem como objetivo fortalecer o trabalho da tutoria no atendimento aos cursistas (Gestores Municipais, Secretários Municipais de Educação, Conselheros do CACS, Gestores Escolares e pessoas da Sociedade Civil). Os tutores farão, também, oficina do SIFE WEB – Sistema de Informação do Formação pela Escola – e do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle.
O programa Formação pela Escola consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.
Entre os critérios estabelecidos na constituição do programa está: “... a necessidade de ser construído o processo de formação continuada de gestores e parceiros do FNDE na execução, monitoramento, avaliação e controle social dos programas e ações educacionais sob a responsabilidade orçamentária da Autarquia, que contemple a concepção do caráter público da educação e da busca de sua qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, olhando a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana; (RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 5 DE 16 DE ABRIL DE 2010.)”
O módulo Fundeb tem por objetivo disponibilizar, informações sobre o histórico da política de financiamento da educação pública no Brasil, a concepção do Fundeb, além de seus principais objetivos, sua forma de execução, detalhando inclusive sua operacionalização e a prestação de contas. Pretende, ainda, sensibilizar os cursistas para a importância do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS - Fundeb) e para a execução eficiente dessa política pública.
Participam do curso os tutores dos municípios de Araguaína, Arraia, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Miracema do Tocantins, Palmas e Pedro Afonso.

Equipe da Coordenação Estadual do programa: Telma Reijane Pinheiro Costa, Percilia Souza Leite e Ildeny Alves Costa.
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A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

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