Rede Colaborativa de Aprendizagem

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Padrões de Competência em TIC para Professores

Educadores e Educadoras,

Leiam!

Documento importantíssimo para o atual contexto educacional.

Sugiro que deixem comentários sobre as competências TIC para professores.



Fonte: UNESCO

16 comentários:

  1. A alfabetização em tecnologica,o professor precisa buscar muito conhecimento,pois as metas são grandes e temos que estar com pelo menos um pouco de conhecimento, para que o aluno se sinta atraido pela escola.Ele deve gostar de estar no ambiente escolar, sentir o prazer de estudar. Para alcançarmos metas,temos que procurar fazer com que a escola seja um lugar que o aluno se sinta bem.

    Aurimar.

    ResponderExcluir
  2. Encontro me na abordagem de alfabetização em tecnologia porque sou capaz de pesquisar, introduzir a pesquisa em sala de aula, já conheço e domino alguns conhecimentos básicos que vão auxiliar o aluno, tais como: busca na internet, criação de e mail, manuseio dos dispositivos e sou uma muito curiosa e não tenho receio em procurar pois sei que é só desfazer e tudo volta ao normal.

    ResponderExcluir
  3. No momento eu não encontro em nenhuma dessas abordagens porque eu tenho grandes díficuldades de colocar em pratica o que aprende nas formações digitais.
    Silvia

    ResponderExcluir
  4. Nível 1 pois entendo um pouco e gosto muito de trabalhar com tecnologias, mas costumo precisar de auxílio, sempre alguém tem que me salvar... Val, Helenice, Odirene,...

    Mila

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda estou engatinhando na primeira abordagem,estou buscando conhecimento para ter um boa aprendizagem.

    Neci

    ResponderExcluir
  6. NÍVEL I. ESTOU ME PREPARANDO PARA ADQUIRIR CONHECIMENTO TECNOLOGICOS COM MAIS DOMINIO PARA REPASSE SEGURO COM O MEU PROPRIO ALUNO. A MINHA META E AUMENTAR MAIS A MINHA HABILIDADE DE CONHECIMENTOS PARA ISSO PRECISO DE MAIS TEMPO. MARIZA

    ResponderExcluir
  7. Eu me encotro na 1ª abordagem, pois ainda não sei dominar todas as tecnologias, estou na fase de alfabetizacão tecnologica.
    E com esse curso pretendo aprender um pouco mais das ferramentas que as tecnologias nos oferecem.
    Rita

    ResponderExcluir
  8. Vejo que estou no nível II,pois tenho uma noção de tecnologia ou seja teória mais está faltando a pratica. Sei da importancia que a tecnologia tem na vida profissional de cada pessoa.E eu como educadora acredito que tenho que colocar em pratica essa teoria que está meia confusa. Mais com a minha dedicação e curiosidade chegarei ao nivel III.Minha colega Val não sabe o seu nivel pois falta a pedogogia.
    Elisangela e Valdirene.

    ResponderExcluir
  9. Diante desse conteudo: Padrões de competência em TIC para professores, tomamos conhecimento de vários níveis de conhecimento dentro desse tema.
    Descobri que ainda estou no nível inicial, pois preciso adquirir muito conhecimento nessa área. E é por isso estou participando deste curso.
    Parabenizo a autora por ter preparado esse documento que é de grande valia para todos nós!!!


    OBRIGADA!!!
    SINEIDE SILVA

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda me encotro na primeira abordagem porque sinto muito dificuldade no manuseiu do computador,mas atraves do curso irei aprender muito mas das ferramentas tecnologicas.
    Maria Herminia

    ResponderExcluir
  11. Eu estou inserida na abordagem de alfabetização em tecnologia da aprendizagem visto que já domino tarefas como criar uma conta de e-mail e uso para uma série contínua de troca de mensagens,uso ferramenta de busca para fazer uma pesquisa boleana por palavra-chave e uso recursos de TIC para melhorar minha produtividade e apoio de aquisição de conhecimento pedagógico e da matéria.
    Professora Vaglúcia.

    ResponderExcluir
  12. Entre as abordagens comentadas eu me sinto no nivel 1,no entanto é só o começo,pretendo continuar buscando o conhecimento tecnologico pois sei que irei precisar sempre.
    Maria Euripedes

    ResponderExcluir
  13. Entre as abordagens criada para a formação de professores ,infelismente ainda me encontro no nivel de alfabetização ,talvez pela resistencia de testar o novo , porém consciente de sua importãncia para minnha pratica pedagogica.


    Maria Tereza.

    ResponderExcluir
  14. O curso tecnologia na educação,nos proporciona a avaliarmos frente ao nosso trabalho pedagógico,aumentando a capacidade de conhecimento e auto avaliação. Um profissional mediador do conhecimento,pensando na TIC, considero uma principiante em alfabetização em tecnologia na 1ª abordagem.
    Mª de Fátima.

    ResponderExcluir
  15. Através da leitura do texto sobre Padrões de Competências em TIC para Professores produzido pela UNESCO, descobri que me encontro na abordagem de aprofundamento do conhecimento, mas que ainda necessito me aprofundar muito mais, pois utilizo muito pouco em minha prática profissional. Acredito que este módulo do curso me ajudará e me mostrará oportunidades para fazer mais uso da TIC na minha função, que hoje é de Apoio Pedagógico.

    Jucimara C. Anjos.

    ResponderExcluir
  16. A aula de hoje foi excelente pois vi o quanto eu ainda preciso avançar pois só tenho domínio da 1ª abordagem, onde somos alfabetizados em conhecimentos digitais. A 2ª e 3ª abordagems que são a busca do que já foi produzido e a criação de algo novo com aportunidade de melhora conforme a prática, eu ainda não sei
    Estou me sentindo desafiada a aprender e com essas tutoras capacitadas tenho certeza que no final da semana estarei um pouco melhor digitalmente falando.
    Doralice

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas