Rede Colaborativa de Aprendizagem

quinta-feira, 17 de março de 2011

Primeiro Fórum Temático de 2011


Olá Professores Multiplicadores,

Está aberto o primeiro Fórum Temático de discussão para 2011, esta será uma ação constante para nós durante este ano, esperamos a participação de todos com contribuições e comentários nas postagens dos colegas. Esperamos também que sugiram temas a serem discutidos por nós nos próximos fóruns, por gentileza nos encaminhe os temas aqui mesmo em comentários, até dia 27 de março, pensamos em um fórum por mês.



Ação
Atividade
Data
Discutir os padrões de Competência em TIC
Ler e discutir o texto Padróes de Competência em TIC páginas 1 a 8 no Fórum do Canal Virtual do Moodle.
21 a 23 de março
Ler e discutir as abordagens da reforma de ensino proposta pelo projeto da UNESCO suas Metas Objetivos e Competências em cada abordagem.
I – Abordagem de Alfabetização Tecnológica
II – Abordagem de Aprofundamento do Conhecimento
II – Abordagem de Criação do Conhecimento
24 a 27 de março

Um comentário:

  1. Oi pessoal!!!
    Uma sugestão para os temas futuros do forum são:
    * Linux Educacaional
    * Blog Educacional no uso da sala de aula
    * Objetos de Aprendizagm
    Elisângela
    DRE/NTE/Porto Nacional

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas