Está acontecendo nesta semana a Reunião Técnica com a Equipe dos NTE de todas as Regionais de Ensino.
Nesta reunião estão sendo avaliadas as ações realizadas em 2010 e replanejando as ações para 2011.
1. Mobilização: oferta de cursos e atividades educativas EaD; encontros presenciais; animação de rede, concursos e prêmios;
2. Formação: produção de cursos e atividades educativas; guia de aprendizagem;
3. Conteúdo autodidático: aplicativos; produtos gerados pelo público.
Sobre o Canal de sustentabilidade discutiu-se a Educação Sustentável e Escolas sustentáveis – programas com finalidade de incorporar a cultura de sustentabilidade das escolas e comunidades estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras. A ideia é transformar a visão das novas gerações para formação e exercício da cidadania e permitir que todas as escolas tenham acesso à tecnologia.
Além de assistirmos a excelentes palestras tivemos oportunidade de participar de várias oficinas:
1. Educopédia - http://www.educopedia.com.br
2. Escolas sustentáveis
3. Fábrica de games –com o foco em Português e matemática
4. Educopédia – Plataforma online de aulas digitais colaborativas
A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).
Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.
Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.
Resultados alcançados
Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.
Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.
Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora
Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.
Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.
Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.