Rede Colaborativa de Aprendizagem

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Encontro Nacional Oi Tonomundo

Aconteceu em Pirenópolis, GO - entre os dias 27 de abril e 1 de maio/ 2011, com um grupo de mais de duzentas (200) pessoas dentre educadores de todos os estados brasileiros, coordenadores e representantes de Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e os organizadores o 6º Encontro Nacional da Oi Tonomundo.
A Oi, assim como todos nós educadores, vê a escola como espaço de desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem para toda a comunidade.
Por isso aposta na tecnologia e implanta laboratórios de informática nas escolas públicas com o objetivo de viablizar essa aprendizagem, ao mesmo tempo disponibiliza ambientes "fantásticos, divertidos e interessantes."Durante o Encontro conhecemos os três os pilares que embasarão o funcionamento da Oi Tonomundo a partir de 2011: mobilização, formação e conteúdo autodidático

1. Mobilização: oferta de cursos e atividades educativas EaD; encontros presenciais; animação de rede, concursos e prêmios;

2. Formação: produção de cursos e atividades educativas; guia de aprendizagem;

3. Conteúdo autodidático: aplicativos; produtos gerados pelo público.

Sobre o Canal de sustentabilidade discutiu-se a Educação Sustentável e Escolas sustentáveis – programas com finalidade de incorporar a cultura de sustentabilidade das escolas e comunidades estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras. A ideia é transformar a visão das novas gerações para formação e exercício da cidadania e permitir que todas as escolas tenham acesso à tecnologia.

Além de assistirmos a excelentes palestras tivemos oportunidade de participar de várias oficinas:

1. Educopédia - http://www.educopedia.com.br

2. Escolas sustentáveis

3. Fábrica de games –com o foco em Português e matemática

4. Educopédia – Plataforma online de aulas digitais colaborativas

5. Ideias -

6. Midiaeducação do NAVE - parceria com o planetapontocom - www.turmadoplaneta.org.br

5. Rally da educação - competição cultural voltada para a criação de games.

Os professores coordenadores dos laboratórios da Oi Futuro voltaram revigorados desse encontro e cheios de ideias para desenvolver excelentes projetos.



Um comentário:


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas