Rede Colaborativa de Aprendizagem

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

http://eproinfo.mec.gov.br/

Um comentário:



  1. Maravilha,muito bom esse blog,ta de parabéns,vou recomendar para todo mundo,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar msm como estou recomendando o www.detetive-particular.com que é muito bom tb que uso na minha empresa de software espiao www.softwarecelularespiao.net , parabéns e abraços!!!!

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas