Rede Colaborativa de Aprendizagem

sábado, 28 de novembro de 2009

Você é nosso convidado!

DEFESA
 MESTRADO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Técnicos da Coordenadoria de Tecnologias - CTE defendem suas Dissertações de Mestrado em Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento. Parabéns aos concluintes:
Altair Carneiro da Cunha
,
Eva Silva Daltio,
Rosita Félix Delmondes e
Telma Reijane Pinheiro




As apresentações acontecerão na Unitins no período de 1º a 3 de Dezembro conforme cronograma.   Bancas e horários



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

3ª Reunião Técnica do ProInfo Integrado


A Coordenadora do Proinfo Integrado no Estado, Professora Telma Reijane Pinheiro Costa, está em Brasilia participando da 3ª Reunião Tecnica do Programa Proinfo Integrado. O evento  iniciou dia 18  e irá até o dia 20 de novembro.
Teremos novidades para 2010. 
As informações estarão aqui no blog, aguardem!

Pauta do encontro:
- Abertura Institucional - Carlos  Eduardo Bielschowsky
- Ações, programas e projetos da DPCEAD no contexto do PDE (Porrtal do Professor, Aluno Integrado, Curso PUC/Rio, SIPI, Curso de Inglês, espanhol) - Responsavel equipe DPCEAD e coordenadores
- Ações, programas e projetos da DITEC no contexto do PDE (Portal do Aluno, Linux Edcacional 3.0, Banda Larga, distribuição de equipamentos, integração dos Portais, Projeto UCA.) Equipe da DITEC e coordenadores
- Ações da TV Escola - Érico Gonçalves da Silveira - Coordenador da TV Escola
- Plataforma Freire - Rafael Sado
- Apresentação do e-Proinfo -  novo - Alexandre Mathias Pedro - Coordenador do e-Proinfo
- debate sobre o novo e-Proinfo
- Assuntos administrativos - Bolsas - PTA - Alexandre Mathias Pedro e Ronara Alcântara
- Considerações finais - Demerval Bruzzi







terça-feira, 17 de novembro de 2009

COLÓQUIO

AS TECNOLOGIAS NO SECULO XXI:
CONTRIBUIÇÃO DA COORDENADORIA DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – SEDUC


Local: Auditório da Coordenadoria de Tecnologia na Educação – CTE
Endereço: Quadra 206 Norte, Av. LO – 04, Palmas -
(Prédio do Centro de Ensino Médio de Palmas)
Telefones para contato: 3218 1416/32181399
Organizadora do evento: Mônica Rocha
Colaboradores: Altair Carneiro da Cunha e Percilia Souza Leite

O evento acontecerá nos dias 20 e 24 de novembro e estará aberto ao público interessado no horário das 8 às 12 hora.

Ementa: Socializar os trabalhos desenvolvidos no Mestrado na Universidade Nacional de Educação a Distância - UNED – Espanha, para uma banca de professores Mestre e Doutores analisarem, fazerem suas contribuições e proporcionar aos Mestrandos a oportunidade de exporem suas idéias e práticas.

Mestrandos e os títulos de suas dissertações.


Eva Silva Daltio

TIC e aprendizagem: o processo de produção audiovisual no desenvolvimento acadêmico dos alunos do ensino médio.

Geny Batista

O uso pedagógico da internet: percepção de técnicos, professores e alunos do Ensino Médio.

Dalva Marçal Mesquita Soares

O enigma das Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumento da prática pedagógica dos professores do Ensino Médio em Palmas.

Isolda Barbosa de Araujo Pacini Martins

Um Computador por Aluno (UCA): potencial pedagógico na experiência do Colégio Dom Alano Du Noday.

Rosita Félix Delmondes

Uso da ferramenta Blog como rede de interação para socialização e construção de conhecimento.

Telma Reijane Pinheiro da Costa

Habilidades e competências dos alunos do 1º ano do Ensino Médio no uso do computador/leptop do Projeto UCA e ferramentas da Internet.

Altair Carneiro da Cunha

O uso do telefone celular como instrumento no processo de ensino e aprendizagem.

Noraney de Fátima Fernandes de Castro

O ambiente virtual de aprendizagem frente às novas possibilidades tecnológicas de construção e socialização do conhecimento.



Mônica Rocha

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ensinando e Aprendendo com as TIC - Unid. 4 - Ativ. 1

Bom dia cursistas!

Estamos na reta final do curso, temos até dia 20 de novembro para contribuir no Fórum " Pensando sobre as possíveis mudanças" e postar a síntese na Biblioteca Material do Aluno. ( Estamos considerando essa data para que tenham mais tempo, visto que muitos estão viajando).


Suas contribuições serão muito importante para a elaboração da síntese de cada cursista, por isso, façam o possível para participar o mais breve que puderem, obedecendo aos prazos.


Boas leituras, reflexões e produções.



Abraços!


Percília e Rosita







terça-feira, 10 de novembro de 2009

Conferência Web, a ferramenta do momento.

A conferência web é uma ferramenta de comunicação e colaboração síncrona e assíncrona que pode ser usada como um recurso adicional para a educação a distância. Promovendo encontros virtuais entre dois ou mais participantes em locais diferentes, distantes geograficamente, podendo utilizar diversos recursos: texto, imagens, áudio, vídeo, compartilhamento de arquivos e tela de computador, quadro branco etc.

O serviço de conferência web possibilita colaboração via internet para: aulas, sessões de tutoria, palestras, reuniões de caráter administrativo, treinamento a distância na utilização dos recursos didáticos e pedagógicos empregados nos cursos, suporte remoto ao funcionamento da infraestrutura de redes e das aplicações de comunicação e colaboração utilizadas nos cursos.
Mais informações acesse : http://cte-seductocantinsdicas.blogspot.com/2009/11/conferencia-web-ferramenta-do-momento.html

Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h - Unidade IV – Currículo, projetos e tecnologias

         Nesta semana daremos prosseguimento ao curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h - Unidade IV – Currículo, projetos e tecnologias. Para facilitar o estudo desta unidade foi feito uma leitura e análise criteriosa de todas as atividades para a seleção do que realmente irá fazer parte do curso. Lembramos a todos que conforme previsto, o prazo para finalizarmos o curso será no máximo, até 30 de novembro. O cronograma com atividades, orientações e respectivas datas para realização e postagem das mesmas estará disponível nos e-mails ainda hoje com mais informações.
        Com o objetivo de termos um banco de aulas de nossa autoria a serem disponibilizadas posteriormente para os professores da rede, solicitamos desde já que cada cursista organize todas as suas produções (atividades do curso e oficinas desenvolvidas) em uma pasta para socialização entre a equipe dos Núcleos de Tecnologias na Educação.



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

4º Encontro com os formadores do Programa Tonomundo

Em continuidade às atividades propostas no curso do programa Tonomundo verificou-se a necessidade de uma oficina sobre o gênero textual - Memórias, que aconteceu no dia 04 de novembro na DRE de Palmas ministrada pela técnica pedagógica da Coordenadoria de Tecnologia na Educação Tânia Godinho.



Neste encontro estavam presentes Mercês e Mônica técnicas pedagógica da Coordenadoria de Tecnologia na Educação – CTE, Evani, Márcio e Neidinha professores multiplicadores do NTE – Palmas e a equipe de Formadores Locais (FML) do Programa Tonomundo das 08 Escolas Sementeiras no estado.

A oficina teve inicio com a exposição das entrevistas realizadas pelos alunos e apresentadas pelos FML. Atividades do curso Comunidade Virtual do programa Tonomundo - módulo II (trabalho de pesquisa e entrevista na comunidade com avós e netos – compilação de histórias, “causos”, depoimentos e mitos). Dando continuidade aos trabalhos, foram distribuídos exemplares do livro – Se bem me Lembro... e realizada a leitura compartilhada e comentada por todos. Em seguida foi solicitado que cada um escrevesse parte de sua história (memórias) e as compartilhassem com o grupo, sob acompanhamento e avaliação da Tânia.



Os participantes estavam totalmente envolvidos tanto que solicitaram que realizássemos essa oficina com alunos e professores das suas escolas devido a sua riqueza em trabalhar a produção textual. Diante do grande aproveitamento ficou acordado a continuidade da oficina no dia 11/11/09, em período integral, para a finalização das atividades e postagem no portal do Programa Tonomundo.


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas