terça-feira, 10 de novembro de 2009
A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).
Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.
Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.
Resultados alcançados
Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.
Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.
Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora
Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.
Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.
Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.
As leituras dos modulos são otimas, é como se fosse um complemento do livro do Salto - Integração das Tecnologias..
ResponderExcluirSo falta ler o modulo 4. farei nesta semana.
Sucesso a todos, que as leituras sejam tão proveitosas para todos, como é para mim.
Tania Cristina
Já inciei os estudos da unidade 4 e verifique que algumas de minhas atividades da Unidade 3 não foi liberada pelo tutor.
ResponderExcluirRejane
Já inciei os estudos da unidade 4 e verifique que algumas de minhas atividades da Unidade 3 não foi liberada pelo tutor.
ResponderExcluirRejane
Olá Rosita! Que idéia maravilhosa! Com esta socialização com certeza iremos aprender mais, vamos nos preparar.
ResponderExcluirAbraços
Equipe do NTE - ARAGUAINA
Meninas!
ResponderExcluirJá iniciei o módulo 4.
Acredito que assim nós poderemos organizar melhor nosso tempo e refletir sobre nossa prática e através da socialização presencial possibilitar uma maior integração dos trabaslhos dos multiplicadores.
Olá colegas!! Sei da importância do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC 100h e estou retornando os meus estudos, estou com dificuldade pois estou sem net em casa e muito trabalho aqui na Coordenadoria. Um grande abraço. Bom trabalho!!
ResponderExcluirOlá colegas, já iniciei as leituras propostas neste módulo, por sinal são muito importantes. Quanto às oficinas,jamais podemos deixar de fazê-las, elas vão contribuir muito para aplicabilidade dos recursos tecnológicos pelos professores.
ResponderExcluirAbr@os
Mercês
Telma Reijane
ResponderExcluirOlá Rosita e Percilia, já iniciei o meu nessa unidade. Acho esse material muito rico, eu já havia lido os textos para ajudar fundamentar a minha dissertação.