Rede Colaborativa de Aprendizagem

sexta-feira, 30 de abril de 2010

2º Encontro presencial do Curso Tecnologia na Educação


Nos dias 28, 29 e 30 de abril, os multiplicadores da DRE de Palmas realizaram seus encontros presenciais do Curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
No dia 30 de abril, foi o dia do  presencial  do multiplicador Márcio.
Os professores de seu grupo socializaram as atividades e conheceram a pauta do 2º Encontro.
Houve um momento para que eles também criassem seu Blog.
O encontro foi muito proveitoso e mais tranquilo. Agora que os cursistas ja possuem seu e-mail, login e senha o encontro tornou-se mais interessante porque  conhecem melhor o ambiente e-proinfo. Acrescentaram ainda que no primeiro encontro são muitas informações(Relato dos cursistas).

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Revista TV Escola - tecnologias na Educação



Clique aqui para acessar a revista completa

A Revista da TV Escola está de volta inteiramente reformulada.Nesta primeira edição, o destaque é a relação entre TV e educação. A reportagem de capa faz um apanhado histórico da mídia televisiva, contextualizando-a no Brasil e no mundo, e mostra a sua face de aliada ao ofício de educar.De carona nos aparatos tecnológicos, apresentamos em detalhes um espaço na internet que espera pela sua conexão: o Portal do Professor. E como o professor é prioridade absoluta nesta publicação, criamos uma seção na qual você é o repórter e outra na qual, por suas ações, seu perfil merece distinção.

Capturado em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=266:revista-tv-escola-tecnologias-na-educacao-1o-ed&catid=91:revista-da-tv-escola&Itemid=225 . Acesso em 28/04/2010.

TICs na Educação em debate

Organizada pela Representação da UNESCO no Brasil, Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) e a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação do Brasil (SEED/MEC), a Conferência Internacional “O Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação” iniciou hoje com a presença e participação na cerimônia de Abertura: Vincent Defourny - Representante da UNESCO no Brasil, Jorge Sequeira – Representante da OREALC/UNESCO Santiago e Carlos Bielshowsky – Secretário de Educação a Distância/MEC que realizou a Conferência de abertura.

O Secretário iniciou as discussões com a palestra - Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras – em que fez uma apresentação das ações do Proinfo integrado enfatizando os 3 aspectos fundamentais do programa: Infraestrutura, Capacitação de professores e Oferta de Conteúdos Digitais. As demais palestras se desenvolveram em torno da temática: Formação inicial e Continuada de Professores. Os palestrantes apresentaram resultados de estudos e pesquisas realizados nos países da América Latina e países da OECD - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Percebeu-se claramente o o ponto comum nas falas de todos os palestrantes e apresentadores a respeito da importância e necessidade de se investir na formação do professor pois a falta de domínio das tecnologias e de uma prática reflexiva por parte do professor são os maiores obstáculos para a inserção efetiva das TIC no processo educativo.

Presentes no evento, estavam a Secretária de Educação, Suzana Salazar e a Subsecretária Noraney.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Tonomundo X Linux


As 8 escolas do Programa Tonomundo encontram-se em grandes neste momento discutindo o e aprendendo como manusear o Linux  devido a implantação do referido Sistema Operacional nos Laboratórios de Informática.

Diante da importãncia do conhecimento desse sistema operacional por parte da escola, a Coordenadoria de Tecnologia, Telma, Mônica e Altair organizaram alguns encontros para sanar as dúvidas de nossos professores que trabalham diretamente nestes Laboratórios.

Nos dias 23 e 26 de abril no período matutino o técnico Gilberto da DTI, esclareceu várias dúvidas sobre o Linux, no Laboratotio de Informátia da Escola Estadual Madre Belém, que é uma das escolas inserida no Programa Tonomundo e portanto com o Sistema Operacional Linux.

Durante a semana, período de 26 a 30 de abril, ainda no Madre Belém, o técnico da Coordenadoria de Tecnologia Professor Altair, um eterno apaixonado pelo Linux, estará ministrando um curso de 40 horas ao grupo, auxiliando então aos colegas a conhecerem melhor o referido Sistema Operacional e suas ferramentas para sua melhor utilização.

Destacamos a presença dos multiplicadores do NTE de Palmas, Evani, Márcio e Neidinha, ampliando seus conhecimentos, auxiliando os colegas com mais dificuldades e também dando todo suporte logístico.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Conferencia Internacional "O Impacto das TICs na Educação"

A Representação da UNESCO no Brasil, o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe, OREALC/UNESCO em Santiago, e a Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação no Brasil, divulgam a próxima Conferência Internacional sobre “O Impacto das TICs na Educação”, que tem como finalidade promover o conhecimento sobre o tema e propor definições de temas e políticas.

Objetivos

• Avaliar o enfoque e as práticas dos usos das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, assim como o impacto na qualidade de ensino na América Latina e no Caribe.
• Debater as competências docentes e o seu desenvolvimento no contexto das TICs na Educação como componente da formação dos professores.

Data e Local

A conferência se realizará no período de 26 a 29 de abril de 2010, em Brasília, Brasil. Nos dias 27 e 28, a conferência será realizada no Auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Contexto

Os investimentos em Tecnologia e Comunicação voltados para Projetos Educacionais estão aumentando nos países da América Latina e do Caribe. Países estão investindo milhões de dólares por ano somente em equipamentos.
É essencial discutir dentro desse panorama o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem dos estudantes da educação básica. Isto é, pretende-se focalizar a educação que está disponível para todos os estudantes e como estão sendo definidos os currículos obrigatórios de cada país. É de suma importância ressaltar que os resultados educacionais obtidos pelos países da America Latina e que foram avaliados e mensurados internacionalmente pela UNESCO, LLECE, TIMSS e PISA não consideram, de forma específica, a intensidade do impacto e potencial das TICs nos processos de educação e aprendizagem.
Também é fundamental discutir e desenvolver medidas de avaliação, ferramentas e práticas institucionais para que se tenha acesso ao impacto das TICs na aprendizagem, tanto auxiliando na formulação de políticas como na tomada de decisões relacionadas ao compartilhamento do uso das TICs nas salas de aula. Além disso, faz-se importante estimular as pesquisas que auxiliam na identificação de “histórias de sucesso” e gerar conhecimento e modelos que possam mobilizar agendas políticas derivadas dessas medidas.
Além do tema do impacto ao acesso as TICs, um segundo ponto crítico é o uso das TICs como uma prática padrão na profissão dos educadores. O assunto relaciona-se à inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação na formação inicial e continuada dos educadores.
No momento, os investimentos e o uso das TICs na formação inicial de professores devem estar de acordo com o fato de que o uso de tais tecnologias já é uma prática utilizada pela maioria dos jovens do mundo.
Há décadas que a inserção de computadores no sistema escolar tem sido vista como um programa de treinamento automatizado que enfatiza somente o uso de laboratórios como parte separada de outras atividades lecionadas. Atualmente, os princípios e as práticas de inclusão das TICs têm sido trabalhados pelos docentes como ferramentas no ensino e aprendizagem dentro das salas de aulas.
Entretanto, as discussões sobre essas tecnologias como parte do processo de aprofundamento nas mudanças da sociedade e seus impactos educacionais ainda não têm recebido a devida atenção. Por exemplo, muitos estudantes tornaram-se “cidadãos digitais” enquanto a formação de educadores e as práticas nas salas de aula, em todos os níveis educacionais, permanecem no século XX.
O tema do uso e do impacto das TICs na Educação está diretamente ligado a consecução das iniciativas e metas da Educação para Todos. Em particular, a meta mais complexa a se atingir nos países: é fornecer uma educação de qualidade para todos e um aprendizado permanente.

Fonte: http://groups.comminit.com/ict4education/pt-br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CTE - Mônica - NTE: Unidos para sempre??????

A DRE de Palmas não dá folga!


No dia 30 de março, a multiplicadora Evani realizou seu primeiro encontro presencial do Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Neste momento, Mônica da CTE esteve presente como  responsável em auxiliar a DRE de Palmas!

No dia 5 de abril a multiplicadora "Neidinha"  e o multiplicador Márcio realizaram o encontro presencial  do famoso curso Ensinando e aprendendo com as TIC. O detalhe foi que cada um marcou o encontro em uma escola diferente e a técnica responsável pela respectiva DRE foi convidada para marcar sua presença, auxiliar nos entraves e  possiitar a entrada triunfal dos cursistas em nosso referido curso.

Nos dias 14 e 15 de abril, as Técnicas Pedagógicas da CTE estiveram presentes na DRE de Palmas para  realizar um  encontro com os Técnicos desta Regioal. Este trabalho é o encerramento de uma etapa de atividades realizadas nas regionais que tiveram como objetivo  apresentar as propostas de trabalho da Cordenadoria, bem como, os Programas e Projetos que são desenvolvidos para uso das TIC na educação e Formação Continuada de Professores. Neste encontro houve a socialização das ações desenvolvidas pelos Multiplicadores em 2009 e a apresentação do Plano de Trabalho para o  ano de 2010. Neste evento, Percilia representou a Coordenação e a responsável pela DRE de Palmas - Mônica conduziram o  trabalho.

Nos dias 22, 23, 26, 27 e 28 de abril a CTE realizará  uma capacitação de Linux na Escola Estadual Madre Belém, no Laboratorio de Informática, convênio SEDUC -  Oi Futuro, com as 8 escolas envolvidas no Programa Tonomundo.
A responsável pelo programa no estado é a técnica da CTE Mônica, que organiza o evento e estará presente durante toda a semana participando da capacitação.


Então, unidos para sempre??
Empenhados para realizarem um ótimo trabalho eles estão, embuídos  na busca de efetivar a inclusão digital com os professores da Diretoria de Palmas!
Equipe, que fôlego!!!!
Bom trabalho!!!

Formação em Administração e configuração da plataforma e-proinfo

Olá colegas!

Vamos realizar mais uma etapa da Formação Continuada para Multiplicadores, através de webconferência, com a seguinte pauta:
Oficina virtual em:
Ambiente e-proinfo - Administração;

Ambiente e-proinfo - Curso;

Configuração da II Unidade do curso no ambiente;

SIPI;

Qualidade da mediação do curso.

Para participar, um Multiplicador de cada NTE deve acessar a enquete: Agendamento para Formação, escolher a data da participação e logo em seguida colocar uma mensagem no Canal virtual, fórum do Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC identificando qual o seu NTE e a data que vai participar.

Supervisoras do Curso:

Percília e Rosita

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Seleção de Tutores para o Curso Aluno Integrado




            A Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins – SEDUC, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para a seleção temporária de tutores/bolsistas para atuarem como Tutores, responsável pela formação presencial e pela formação do alunos a distância no Programa Aluno Integrado. Esta formação que será oferecida pela SEDUC em parceria com a Secretaria de Educação a Distância SEED/MEC e Universidade Federal de Goiás - UFG, na modalidade a distância (ambiente e-proinfo) com encontros presenciais intercalados, no âmbito do Programa PROINFO INTEGRADO.

Maiores informações no Edital do Diário Oficial Nº 3.113, pág 14 de 12 de abril de 2010.


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dianópolis: um encontro diferente!!!!!!!!

No período de 6 a 9 de abril, a Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis, através da Multiplicadora Tânia, realiza o 1º encontro presencial do curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
O destaque é a forma gostosa e interativa que Tânia realiza o curso, sem tumulto, realiza a apresentação da Plataforma e-proinfo após os cursistas terem entrado na plataforma e ter utilizado seu login e sua senha.
Na seguência ela continua as demais informações uma vez que os cursistas ja viram o ambiente, permitindo ao grupo ir tirando suas dúvidas, portanto, não ficou cansativo para os cursistas. Este fica interado o período todo. Claro que a exposição tem o tempero todo especial da multiplicadora, sua motivação e dinamismo propicia este encontro tão diferente que me surpreendeu ao ver a participação constante dos cursistas e Tânia faz também indicações  de leituras extras!!!!!
Vale ressaltar que, anterior ao encontro, ela entrou em contato com os cursistas por e-mail e telefonema, solicitando aos cursistas que entrassem na plataforma e testassem seu login e senha, o que facilitou muito no início do encontro e comunicá-la. Portanto, neste encontro,  os maiores problemas haviam sido resolvidos, alguns  no encontro e outros serão resolvidos posteriormente.

                                                           Parabéns Tânia!!!!!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dia 05 e 06 de abril a Técnica pedagógica da Coordenadoria de Tecnologia na Educação Mercês Aires, esteve na DRE de Tocantinópolis juntamente com as prof. multiplicadoras Mª de Fátima e Raimunda para realizarem o segundo encontro presencial do curso ensinando e aprendendo com as TIC – (100h) com a equipe de técnicas pedagógicas da regional. As multiplicadoras  apresentaram a pauta do encontro, a estrutura do curso, módulos e unidades, o cronograma das atividades e os objetivos propostos. 

Na seqüência Mercês complementou falando da seriedade e do compromisso de cada um quanto a participação colaborativa e interativa, cumprimento das atividades e das datas predeterminadas no cronograma do curso.

O curso teve uma boa aceitação da equipe, eles entenderam a necessidade de integração de toda equipe da DRE com o NTE e da participação nesta formação continuada.

Finalizando o encontro realizamos uma avaliação oral, quando todos manifestaram suas dificuldades e necessidades de se apropriarem dos recursos tecnológicos existentes nas escolas; e que o curso vem facilitar sua orientação pedagógica e conseqüentemente o uso adequado destas tecnologias pelos professores em sua prática pedagógica.

A DRE de Arraias sai na frente - 2º Encontro Presencial

No período de 12 a 15 de abril as Multiplicadoras Ana Maria e Josemília da Diretoria Regional de Arraias estarão realizando o 2º encontro presencial do curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. A primeira regional nesta etapa!
Não se trata de uma competição mas de parabenização pelo trabalho realizado.


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas