O Secretário iniciou as discussões com a palestra - Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras – em que fez uma apresentação das ações do Proinfo integrado enfatizando os 3 aspectos fundamentais do programa: Infraestrutura, Capacitação de professores e Oferta de Conteúdos Digitais. As demais palestras se desenvolveram em torno da temática: Formação inicial e Continuada de Professores. Os palestrantes apresentaram resultados de estudos e pesquisas realizados nos países da América Latina e países da OECD - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Percebeu-se claramente o o ponto comum nas falas de todos os palestrantes e apresentadores a respeito da importância e necessidade de se investir na formação do professor pois a falta de domínio das tecnologias e de uma prática reflexiva por parte do professor são os maiores obstáculos para a inserção efetiva das TIC no processo educativo.
Presentes no evento, estavam a Secretária de Educação, Suzana Salazar e a Subsecretária Noraney.
UFT- CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR: ESTELITA- PALMAS B- ATIVIDADE 2
ResponderExcluirAs TICs potencializam concepções educacionais para o uso adequado e exploração dos recursos da informática para construção de novas possibilidades pedagógicas. Com uso das Tics é possível:
Otimizar métodos instrucionais;
Rápida emissão e distribuição de informações;
Controle da participação e dos produtos;
Atendimento individualizado;
Avaliação automatizada;
Feedback padronizado.
Propiciar a produção de conhecimento;
Autonomia na busca de informações;
Acompanhamento e orientação do aluno;
Interação e colaboração;
Avaliação formativa;
Feedback individualizado.
UFT- CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR:
ResponderExcluirNilton - Palmas B - Sala 7 - Atividade 2
É interessante observar que o debate sobre a importância da aplicação de novos recursos e tecnologias na Educação alcança os níveis de discussão apresentados. Porém, apesar do embasamento teórico existente, encontramos em muitos locais a carência da aplicação efetiva destas ferramentas.
Tomando como exemplo o PROINFO, observa-se uma qualidade de materiais e recursos; no entanto, a capacitação dos profissionais acaba por não alcançar o objetivo principal, pois os mesmos acabam em desvios de função, ou o próprio aparelhamento não é adequado.
Apesar disso, considero como um grande progresso a inserção do mesmo no universo educacional, e um incentivo a todos que militam nesse trabalho.