Rede Colaborativa de Aprendizagem

quarta-feira, 28 de abril de 2010

TICs na Educação em debate

Organizada pela Representação da UNESCO no Brasil, Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) e a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação do Brasil (SEED/MEC), a Conferência Internacional “O Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação” iniciou hoje com a presença e participação na cerimônia de Abertura: Vincent Defourny - Representante da UNESCO no Brasil, Jorge Sequeira – Representante da OREALC/UNESCO Santiago e Carlos Bielshowsky – Secretário de Educação a Distância/MEC que realizou a Conferência de abertura.

O Secretário iniciou as discussões com a palestra - Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras – em que fez uma apresentação das ações do Proinfo integrado enfatizando os 3 aspectos fundamentais do programa: Infraestrutura, Capacitação de professores e Oferta de Conteúdos Digitais. As demais palestras se desenvolveram em torno da temática: Formação inicial e Continuada de Professores. Os palestrantes apresentaram resultados de estudos e pesquisas realizados nos países da América Latina e países da OECD - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Percebeu-se claramente o o ponto comum nas falas de todos os palestrantes e apresentadores a respeito da importância e necessidade de se investir na formação do professor pois a falta de domínio das tecnologias e de uma prática reflexiva por parte do professor são os maiores obstáculos para a inserção efetiva das TIC no processo educativo.

Presentes no evento, estavam a Secretária de Educação, Suzana Salazar e a Subsecretária Noraney.

2 comentários:

  1. UFT- CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR: ESTELITA- PALMAS B- ATIVIDADE 2
    As TICs potencializam concepções educacionais para o uso adequado e exploração dos recursos da informática para construção de novas possibilidades pedagógicas. Com uso das Tics é possível:
     Otimizar métodos instrucionais;
     Rápida emissão e distribuição de informações;
     Controle da participação e dos produtos;
     Atendimento individualizado;
     Avaliação automatizada;
     Feedback padronizado.
     Propiciar a produção de conhecimento;
     Autonomia na busca de informações;
     Acompanhamento e orientação do aluno;
     Interação e colaboração;
     Avaliação formativa;
     Feedback individualizado.

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  2. UFT- CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR:
    Nilton - Palmas B - Sala 7 - Atividade 2

    É interessante observar que o debate sobre a importância da aplicação de novos recursos e tecnologias na Educação alcança os níveis de discussão apresentados. Porém, apesar do embasamento teórico existente, encontramos em muitos locais a carência da aplicação efetiva destas ferramentas.
    Tomando como exemplo o PROINFO, observa-se uma qualidade de materiais e recursos; no entanto, a capacitação dos profissionais acaba por não alcançar o objetivo principal, pois os mesmos acabam em desvios de função, ou o próprio aparelhamento não é adequado.
    Apesar disso, considero como um grande progresso a inserção do mesmo no universo educacional, e um incentivo a todos que militam nesse trabalho.

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A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

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