Objetivos
• Avaliar o enfoque e as práticas dos usos das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação, assim como o impacto na qualidade de ensino na América Latina e no Caribe.
• Debater as competências docentes e o seu desenvolvimento no contexto das TICs na Educação como componente da formação dos professores.
Data e Local
A conferência se realizará no período de 26 a 29 de abril de 2010, em Brasília, Brasil. Nos dias 27 e 28, a conferência será realizada no Auditório do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Contexto
Os investimentos em Tecnologia e Comunicação voltados para Projetos Educacionais estão aumentando nos países da América Latina e do Caribe. Países estão investindo milhões de dólares por ano somente em equipamentos.
É essencial discutir dentro desse panorama o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem dos estudantes da educação básica. Isto é, pretende-se focalizar a educação que está disponível para todos os estudantes e como estão sendo definidos os currículos obrigatórios de cada país. É de suma importância ressaltar que os resultados educacionais obtidos pelos países da America Latina e que foram avaliados e mensurados internacionalmente pela UNESCO, LLECE, TIMSS e PISA não consideram, de forma específica, a intensidade do impacto e potencial das TICs nos processos de educação e aprendizagem.
Também é fundamental discutir e desenvolver medidas de avaliação, ferramentas e práticas institucionais para que se tenha acesso ao impacto das TICs na aprendizagem, tanto auxiliando na formulação de políticas como na tomada de decisões relacionadas ao compartilhamento do uso das TICs nas salas de aula. Além disso, faz-se importante estimular as pesquisas que auxiliam na identificação de “histórias de sucesso” e gerar conhecimento e modelos que possam mobilizar agendas políticas derivadas dessas medidas.
Além do tema do impacto ao acesso as TICs, um segundo ponto crítico é o uso das TICs como uma prática padrão na profissão dos educadores. O assunto relaciona-se à inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação na formação inicial e continuada dos educadores.
No momento, os investimentos e o uso das TICs na formação inicial de professores devem estar de acordo com o fato de que o uso de tais tecnologias já é uma prática utilizada pela maioria dos jovens do mundo.
Há décadas que a inserção de computadores no sistema escolar tem sido vista como um programa de treinamento automatizado que enfatiza somente o uso de laboratórios como parte separada de outras atividades lecionadas. Atualmente, os princípios e as práticas de inclusão das TICs têm sido trabalhados pelos docentes como ferramentas no ensino e aprendizagem dentro das salas de aulas.
Entretanto, as discussões sobre essas tecnologias como parte do processo de aprofundamento nas mudanças da sociedade e seus impactos educacionais ainda não têm recebido a devida atenção. Por exemplo, muitos estudantes tornaram-se “cidadãos digitais” enquanto a formação de educadores e as práticas nas salas de aula, em todos os níveis educacionais, permanecem no século XX.
O tema do uso e do impacto das TICs na Educação está diretamente ligado a consecução das iniciativas e metas da Educação para Todos. Em particular, a meta mais complexa a se atingir nos países: é fornecer uma educação de qualidade para todos e um aprendizado permanente.
Fonte: http://groups.comminit.com/ict4education/pt-br
Nenhum comentário:
Postar um comentário