Rede Colaborativa de Aprendizagem

terça-feira, 29 de junho de 2010

Oficina de criação e uso pedagógico do blog


Nos dias 28 e 29 de junho a coordenadoria de Tecnologia na Educação está oferecendo Oficina de criação e de uso pedagógico da ferramenta blog para a equipe das Diretorias de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. De acordo com a pauta serão criados os blogs das respectivas Diretorias, a equipe fará navegação na Rede Colaborativa de Aprendizagem da CTE/NTE, será cadastrada no site do slideshare, e na sequência acontecerá a oficina para uso do Movie Maker eserão feitas publicações de textos, imagens e vídeos de cada setor. Mediadoras: Rosita Félix, Mercês, Geny e Carlos Gil no apoio técnico.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Encontro de Trabalho - Projeto UCA

Nos dias 17 e 18/06/2010 realizou-se na sala de reuniões da SEDUC/TO, o lançamento da segunda etapa do Projeto UCA – Um computador por aluno. O evento contou com a presença das equipes parceiras do projeto MEC/SEED e PUC/SP.

A professora Beth Almeida, representante da PUC/SP responsável pela formação pedagógica dos professores no projeto, falou do desenvolvimento das ações no estado, informou que o UCA teve um avanço significativo no cenário nacional e passou de projeto a programa recentemente. Situou o programa no contexto mundial, explicando suas especificidades e ressaltou que o UCA representa uma política pública que vai muito além da inclusão social, passa pela inclusão digital.

Além da professora Beth Almeida, também representavam a PUC/SP, a pesquisadora Cristiane, que acompanha o trabalho do Projeto UCA no estado e a professora Maria das Graças, que discorreu sobre a importância do projeto e as expectativas de trabalho.

Representando a educação no estado, estiveram presentes professores da Universidade Federal do Tocantins – UFT, professora Marília, de Arraias que ressaltou o desejo de pôr em prática no contexto onde atua, seu aprendizado sobre o projeto UCA. George França, falou sobre seu ingresso no projeto e do acompanhamento que realiza no colégio Dom Alano.

Representando a SEDUC, a professora Eunice, Diretora de Gestão Pedagógica, falou da responsabilização do estado na implantação e execução do projeto nas escolas tocantinenses.

A professora Leila Ramos, Coordenadora do Programa no Estado, abordou aspectos relacionados à estruturação das escolas, com rede lógica compatível com a estrutura de cada unidade escolar e que tenha uma rede de internet exclusiva para o atendimento do projeto.

Estiveram presentes ainda secretários e representantes municipais de educação e das regionais de ensino dos municípios onde o Programa está sendo implantado (Palmas, Gurupi, Araguaína, Arraias, Dianópolis Paraíso e Guaráí.



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Oficina de criação e de uso pedagógico da ferramenta blog



Está acontecendo hoje no laboratório da CTE Oficina de Criação e de uso pedagógico de Blogs para os Supervisores, Técnicos da Coordenadoria de Gestão e para os técnicos da Coordenadoria de Formação Continuada. Serão desenvolvidas atividades práticas com a ferramenta blog, apresentação em slideshare e em Movie Maker. A Oficina está sendo mediada pela professora Rosita Félix.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Compartilhando um Livro muito bom


Olá colegas!

Estou compartilhando com vocês o Livro de Raquel Requero, Redes Sociais na Internet, neste link você poderá baixá-lo no seu computador.



Abraços!

terça-feira, 8 de junho de 2010

III Encontro presencial do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC

Está acontecendo dias 08 e 09 de junho o III Encontro presencial do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC em Paraíso do Tocantins, neste período  serão apresentadas as atvidades da segunda unidade pelos cursistas, na ocasião será apresentado o cronograma da unidade III "Práticas pedagógicas e mídias digtais" e discutda cada atividade a ser realizada nesta unidade .


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas