Rede Colaborativa de Aprendizagem

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Oficina de criação e de uso pedagógico da ferramenta blog



Está acontecendo hoje no laboratório da CTE Oficina de Criação e de uso pedagógico de Blogs para os Supervisores, Técnicos da Coordenadoria de Gestão e para os técnicos da Coordenadoria de Formação Continuada. Serão desenvolvidas atividades práticas com a ferramenta blog, apresentação em slideshare e em Movie Maker. A Oficina está sendo mediada pela professora Rosita Félix.

4 comentários:

  1. Consegui aprender os primeiros procedimentos para abertura de blog.

    ResponderExcluir
  2. Foi realizado hoje dia 16/06/2010, pelo CTE, uma oficina para criação de Blogs. Foi muito interessante aprender usar diversas ferramentas que temos disponiveis na internet para interagir com as pessoas, utrapassando as barreiras geográficas.
    Gostei muito!
    Celia

    ResponderExcluir
  3. O CURSO PROPORCIONOU A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE O BLOG,POR O TEMPO TER SIDO INSUFICIENTE FICOU UM GOSTINHO DE QUERO MAIS, OU SEJA FICOU AQUELA SENSAÇÃO DE PUXA!QUANTAS COISAS AINDA PRECISAMOS APRENDER...

    VALEU!
    obs: Rosita parabéns pela paciência!..

    Sueliane e Ismeni

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Rosita pelo seu brilhante trabalho!

    Celia

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas