Rede Colaborativa de Aprendizagem

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Formação dos Formadores/Multiplicadores do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado

Dando continuidade à Formação dos Formadores/Multiplicadores do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado, promoverá o encontro da Região Norte (Belém / PA)no período de 16 a 18/09/2009, nessa etapa o objetivo será desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas, para que professores e gestores escolares possam:

1-Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos de sala de aula;
2-Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico ( conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
3-Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC; e
4- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo - PITEC.

5 comentários:

  1. O Encontro teve uma pauta muito intensa (assim como é o trabalho nos NTE) sobre a qual tenho alguns comentários:
    -No que se refere ao SO Linux, a pauta trouxe a nomenclatura Curso SO Linux - tivemos a correção comentada das três (03) atividades previamente encaminhadas, mas há peculiaridades inerentes ao SO Linux e suas ferramentas que ainda não domino. Sei da responsabilidade que tenho como multiplicadora de buscar conhecimentos, mas acredito que isso seria facilitado e favorecido caso tivéssemos mais momentos de estudo e orientação.
    -SIGETEC: mais uma vez não tivemos o temaem pauta devido a problemas no sistema.
    -TV Escola: foi muito proveitoso o momento que tivemos com Eva, mas acredito que ela ainda tem muito mais a nos passar como formação e, especialmente, motivação para o trabalho.
    -Navegação e interação no blog da Coordenadoria: o blog como ferramenta de informação e comunicação é muito interessante. Observo que a maioria dos NTE já reiniciou seus blogs e assim teremos um canal muito eficiente para apropriação de conhecimentos e socialização das nossas ações.
    -Sobre o trabalho nos NTE esperei que cada Núcleo tivesse um espaço para socializar suas atividades (não sei se deixou de ocorrer por falta de tempo).
    -Construção da identidade da CTE: foi muito interessante, mas o tempo disponível para essa atividade prejudicou um pouco o trabalho, pela importância que tem. Antes da definição propriamente dita das atribuições de cada ator (CTE, NTE, U.E.,suporte, TAP, professor) penso que é necessária uma maior discussão.
    LUZANI - NTE Dianópolis

    ResponderExcluir
  2. O encontro foi muito proveitoso, gostei de todos os momentos, pois tivemos contribuições importantes para o conhecimento dos Professores Multiplicadores. Uma das oficinas interessante foi de instalação do Sistema Linux. Considero também o momento de construção da proposta de trabalho dos Programas assistidos pelo NTE. A oficina do Domínio Público e do Portal do Professor representa uma fonte de pesquisa e riqueza de informação que pode colaborar nos planejamentos dos professores. As articulações do Blog entre NTE e CTE acreditam que pode contribuir muito na divulgação, orientação e articulação diversas atividades realizadas durante o ano vigente.
    Rejane-NTe/Porto Nacional

    ResponderExcluir
  3. A Formação dos Multiplicadores foi um encontro muito esperado, pois através dele temos a oportunidade de trocar idéias com os demais colegasbe bem como socializar e aprender uns com os outros.Na semana de 17 à 21/08 tivemos uma pauta bem apertada,pois tinha muitas informações.No primeiro momento a Telma detalhou sobre o trbalho do CTE,ficou mais claro sobre os programas e até mesmo o desenvolvimento de nossos trabalhos.Em relação ao Linux, foi muito proveitoso e bastante intenso as informações que o Gilberto repassou(precisamos ainda estudar e conhecer melhor o sistema operacional do Linux).
    A TV Escola, teve 2 momentos fundamentais o 1º foi a oficina do Movie Make o qual poderemos trabalhar com nossas escolas o 2º momento foi na construção da proposta do CTE, nesse instante ficou claro que o CTE e os NTE precisam definir um caminho de como se trabalhar com a TV Escola e o Salto,pois está ficando a quem (precisamos refletir e encontrar soluções).
    O Blog, foi um momento fundamental,pois é um ferramenta fica que pode e deve ser colocada em prática principalmente pelos multiplicadores.Acredito que os NTE irão aproveitar bastante dessa ferramenta.
    Sentir falta da socialização dos trabalhos do NTE (o blog vai resolver essa questão).Considero fundamental compartilhar e discurtir com os colegas os trabalhos que estão sendo realizados nos NTE.
    Não posso esquecer do curso Ensinando e Aprendendo,Percília e Rosita nos deu um sacudida,notei que estavamos meio parados, mas acredito que agora será diferente afinal seremos futuros tutores do curso,temos que andar na linha.
    A oficina ministrada pela Dalva do MEC foi de encontro algmas dúvidas que forma sanadas,valeu a pena.
    A construção da identidade do CTE foi muita rica (o tempo foi cuto),mas algumas questões devem ser bem pensadas e analisadas.Sugiro que o documento seja encaminhado aos multiplicadores para que possam contribuir conforme sua realidade.Não devemos esquecer que cadaregional tem a sua realidade e seu modo de trabalhar.
    NTE Porto Nacional - Elisângela

    ResponderExcluir
  4. O encontro dos Multiplicadores realizado na semana de 17 a 21 de agosto contribuiu grandemente, pois proporcionou momentos de socialização e interatividade.
    Pontos positivos:
    Destacamos a oficina do Movie Maker (Eva), a socialização do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (Percília), o estudo realizado em grupo para sugestões e definição das atribuições da CTE / NTE (Telma), navegação e interação no Blog da Coordenadoria (Rosita), bem como a Oficina do Portal do professor e Domínio Público (Dalva). Percebemos que os critérios definidos para o curso Aluno Monitor irão contribuir significativamente para o sucesso nesta 2ª etapa do curso.
    Pode ser melhorado:
    Quanto ao curso SO Linux Educacional acreditamos que a metodologia trabalhada não contribuiu muito para nosso aprendizado, pois resumiu a correções de exercícios, já a instalação do Dual Boot entendemos que parte dos multiplicadores não compreenderam, devido a complexidade da linguagem.
    Enfatizamos a importância de cada encontro realizado, pois nos permitem momentos de grandes descobertas e aprendizado, onde ficamos maravilhados com a lousa digital, webconferência e a aquisição do data show para cada NTE, sabemos que estas conquistas se devem ao empenho e dedicação da equipe desta Coordenadoria com a contribuição de cada multiplicador.
    NTE - Gurupi

    ResponderExcluir
  5. AVALIAÇÃO DA CAPACITAÇÃO/ PALMAS – NTE-ARRAIAS

    Ensinando e Aprendendo com as TICs-
    Mais uma vez foi muito pertinente. Percília soube conduzir o trabalho com muita propriedade e segurança. Foi válida a contribuição de todos no processo de construção do conhecimento.
    Proposta de trabalho CTE/NTE-
    A idéia de trabalhar a proposta de forma coletiva foi muito importante, pois desta forma a discussão se torna cada vez mais útil, criando ainda condições que permitam interagir com o processo ensino aprendizagem, usando os recursos tecnológicos como meios para alcançar uma aprendizagem diferenciada e significativa.
    Oficina Linux Educacional-
    Quanto a oficina Linux ficou a desejar, pois entendemos que a proposta seria a mesma trabalhada com os programas Word, Excel e Power Point da Microsoft. Da forma como foi apresentada a proposta do Linux, não temos nenhuma condição de repassar, mesmo porque os colegas que se dispuseram a ajudar também não tinham muito domínio. Esperamos com muita expectativa que essa capacitação aconteça de fato.
    SIGETEC-
    Esperamos que no próximo encontro já tenha resolvido o problema do Sigetec.
    Sugestões:
    *Realização da oficina Linux
    *Garantir o cumprimento da pauta/tempo para que as atividades do último dia não sejam tumultuadas;
    *Garantir um espaço maior para que Gilberto faça suas apresentações de forma menos técnica, mais clara.

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas