Rede Colaborativa de Aprendizagem

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficinas do Portal Domínio Público e do Portal do Professor



A Coordenadoria de Tecnologia na Educação está oferecendo, hoje e amanhã, oficinas para os Professores Multiplicadores dos NTE, da CTE, UNDIME, para os Assessores de Currículo da SEDUC-sede e da DRE de Palmas, bem como Professores e Suporte Pedagógico das Escolas de Palmas. As Oficinas são voltadas para o trabalho na Educação Básica, com o propósito de familiarização com os recursos do Portal Domínio Público e do Portal do Professor. A ministrante das oficinas é a professora Dalvanisa Luíz Silva de Oliveira da Seed/Ditec/Domínio Público/ MEC.

OBJETIVOS

• Apresentar os recursos educacionais disponíveis no Portal do Professor e no Portal Domínio Público;
• Incentivar o uso de recursos disponíveis na Internet como ferramenta pedagógica;
• Promover a construção coletiva de propostas para uso de recursos multimídia nas escolas.

19 comentários:

  1. Esta ofina foi proveitoso para o nosso conhecimento sobre o Dominio Público e o Portal do Professor. As professoras multiplicadoras do NTE/Porto Nacional, já estamos agendando o momento que vai ser realizado em nossa regional.

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  2. O encontro como sempre é bem valido , pois a cada novo conhecimento,ficamos com maior bagagem para disponibilizá-la aos nossos professores, aos nossos cursitas.Ao o passo a passo, o link a link dos portais nos deparamos com uma carga maior ainda de nos ater a conteudos e conhecimentos os quais nos embasam, numa pespectiva de que estes são imprecindiveis ao trabalho do professor , como tambem nosso, como multiplicador e formador.

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  3. A Oficina Portal do Professor e Domínio Público foram bem proveitosas. A mediadora explicou muitas ferramentas que, a despeito de já ter acessado o Portal não havia ainda utilizado.
    O Portal Domínio Público possui muito mais funcionalidade do que supunha. De agora em diante certamente acessarei mais essa riquíssima ferramenta, dinamizando assim o meu trabalho.
    Certamente agora disponho de muito mais conteúdo (e melhor fundamentado) para divulgar os portais e sua utilização.
    Luzani - NTE Dianópolis

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  4. A oficina Portal do Professor e Domínio Público, veio reforçar o que já venho fazendo nas capacitações “Introdução a Educação Digital”, sempre procuro um momento para repassar para os professores da escola a navegação no portal do professor, domínio público e outros sites interessantes.
    Edemar Francisco Guimarães

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  5. A Oficina Portal do Professor e Domínio Público veio em um momento muito propício e de encontro às nossas necessidades de ter mais orientações sobre a exploração e uso destes espaços.

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  6. A oficina Portal do Professor e Domínio Público, foi muito boa, pois nos familiarizou com estas duas ferramentas, que com certeza são mais um referencial para todos os educadores.
    Cassandra - NTE Araguatins

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  7. Foi muito importante o momento de cada oficina, Portal do Professor e Domínio Público, mostrando os diversos recursos e possibilidades. Diante disso, vejo como um incentivo, para participar mais deste ambiente. No Domínio público, observei também a importância de todos conhecerem e respeitar os direitos autorais de todos os arquivos que circulam na rede.
    Merces

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  8. A Oficina do Portal do Professor e Domínio Público foi de grande valia para minha formação, pois eu não conhecia as possibilidades que eles nos oferece.

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  9. A Oficina do Portal do Professor e Domínio Público foi de grande valia para minha formação, pois eu não conhecia as possibilidades que eles nos oferece.

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  10. A oficina nos deu a oportunidade de refletir mais em nossa prática pedagógica,bem interagir melhor com os recursos disponivéis no portal do Domínio Público e no Portal do Professor. Como já comentado pela minha colega, nós já estamos agendado oficinas nessa linha, tanto na rede estadual como municiapl.

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  11. A demonstração de como navegar no portal do professor e no Domínio publico realizada pela professora Dalva foi bastante interessante, pois eu não conhecia todos os links, às vezes acessava apenas para ler alguns livros de literatura e no portal para ver alguns planos de aula, sempre sugeria para os professores acessar que tinha sugestão boas mas não com tanta ênfase e no momento em que ela fez a exposição vi que tem muito mais recursos que pode contribui muito mais com o trabalho pedagógico e que despertou a curiosidade para conhecer melhor algo que temos a nossa disposição e multiplicar nas unidades escolares para os professores. Sabemos que os nossos alunos muitos têm acesso a todos esses recursos, mas não são explorados pedagogicamente.

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  12. Quanto a Oficina Portal do Professor e Domínio Público, primeiro quero registrar que é um modelo básico que podemos usar na revitalização da TV Escola, poderíamos disponibilizar aos nosso professores oficinas como essas, mostrando as diversas possibilidades de acesso aos vídeos da TV Escola.

    A outro ponto relevante na oferta da oficina foi a oportunidade que tivemos de conhecer melhor os portais, isso veio facilitar o acesso a mais uma ferramenta, a favor do aprimoramento do nosso trabalho, seja ele dentro ou fora da Unidade Escolar.

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  13. Compreendo que os espaços para formação é imprescindível para nós multiplicadores/formadores e nesse encontro nos foi oportunizado esses momentos de troca de saberes, nestes ambientes colaborativos de aprendizagem.

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  14. Avaliação Deusa e Madalena

    Domínio Público e Portal do Professor
    A Oficina sobre o Portal do Professor e Domínio Público foram bem explanada pela mediadora Dalva. Ela esclareceu muitas ferramentas existente no Portal que ás vezes nós ainda não conhecíamos. Agora nos sentimos mais preparadas para realizar uma oficina com os professores, para explorarem da melhor forma possível esses dois sites importante para auxiliá-los na preparação de suas aulas, como também usarem as tecnologias pedagogicamente.

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  15. O Encontro de modo geral foi muito bom, percebemos que as preocupações de todos, eram as mesmas. Melhorar a qualidade do ensino aprendizagem, sendo esse o nosso foco principal. As discussões estavam coerente com a pauta do encontro, percebeu-se o empenho de toda a equipe do CTE em propiciar o melhor para todos nós professores multiplicadores. Esse para nós foi um dos pontos forte do encontro. Quanto a parte que foi trabalhada com Linux Educacional para nós era fundamental, tendo em vista que temos que capacitar principalmente os professores do UCA que irão receber os notebooks logo,logo, mas ficou a desejar, pois não conseguimos acompanhar todos os passos devido problemas com o micro que estávamos usando, inclusive não foi possível realizar a instalação. Outra ponto que julgamos necessário e importante, era definir o material a ser usado e a carga horária para se trabalhar as capacitações no Linux. Percebemos que as ferramentas são muito boas para trabalharmos tanto com professores quanto com alunos, já estamos explorando as ferramentas e na medida do possível, já descobrimos muito sobre os aplicativos.
    A dinâmica de socialização das atividades do curso “Ensinado e Aprendendo com as TICs, foram excelentes. Esse momento foi crucial para nós multiplicadores, foi momento de sanar dúvidas como também avaliarmos nossas ações já realizadas nas unidades I e II. O encontro presencial é fundamental para que todos entendam da mesma forma a proposta das atividades do curso.
    A participação dos multiplicadores na construção da proposta de trabalho do CTE é fundamental, pois os trabalhos desenvolvidos pelos multiplicadores é em parcerias e temos que falar a mesma linguagem. Achamos que na elaboração da pauta do próximo encontro, deverá destinar mais tempo para a elaboração, pois esse momento e de suma importância para todos nós.
    Observamos que na pauta tinha o SIGETEC, no entanto não foi repassado nada. E o cadastramento no SIGETEC?

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  16. A Oficina do Portal do Professore e Domínio Público, foi muito oportuna para nos formadores que estamos preocupados com o resgate da TV Escola, essa oficina veio nos da um norte de como podemos trabalhar a TV Escola e salto para o futuro e com a experiência adquirida já iremos realizar uma oficina de 16 horas nos dias 24 e 25 com as escolas que tem teleposto para falamos do Salto e TV Escola . Essa oficina também veio aprimorar o nosso conhecimento de acesso e utilização dessas ferramentas dentro do processo ensino aprendizagem dentro do nosso trabalho como nas unidades escolares.

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  17. Entendo que somente utilizando os vídeos do Portal Dominio Público através de Oficinas iremos revitalizar o Projeto TV Escola.Temos que mostrar o que temos disponível e como trabalhar os vídeos pedagógicamente.

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  18. A Oficina do Portal do Professor e Domínio Público foi muito oportuna, pois apesar de conhecer, ter cadastrado no portal, já divulgar o portal em algumas escolas, percebemos que ainda é novidade para muitos e ter a divulgação por uma técnica do MEC é muito mais rico e interessante, sempre estamos aprendendo mais e cientes de que é preciso divulgar mais e mais aos nossos professores, para que eles possam apoderar desse recurso disponível e acessível que vai implementar a sua prática.

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  19. NTE de Arraias.
    Oficina Portal do Professor e Domínio Público-
    Gostaríamos de parabenizar a representante do MEC Dalva pelo carinho, dedicação e segurança na realização das oficinas que com certeza contribuirá para o nosso conhecimento.

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A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

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