Rede Colaborativa de Aprendizagem

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Curso para Tutoria em EAD online

O Curso de Tutoria em EAD online, promovido pela Coordenadoria de Tecnologias Aplicadas à Educação - GT Formação, para os Tutores do Proinfo Integrado, inicia hoje, 06 de julho. O curso terá duração de 60 horas e será desenvolvido em 04 Módulos de estudo:

Módulo 1 – EAD – Tutoria online.
Módulo 2 – Conhecendo o Curso: Introdução à Educação Digital.
Módulo 3 – Conhecendo o Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Módulo 4 – Conhecendo o Curso: Elaboração de Projetos.

Hoje, iniciamos o Módulo 1 – EAD – Tutoria online.

Todas as orientações para realização dos estudos e atividades estão disponíveis no ambiente eproinfo.

Acesse o Curso


Grupo de Formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas