- Como o cérebro da Geração Internet processa informações;
- Sete maneiras de atrair e mobilizar jovens talentos;
- sete diretrizes para que os educadores utilizem o potencial da Geração Internet;
- Como criar os filhos 2.0: não há lugar como o novo lar;
- Como os jovens e a internet estão transformando a democracia.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
A hora da geração digita l!!!!!
domingo, 12 de setembro de 2010
terça-feira, 7 de setembro de 2010
4º Encontro presencial em Tocantinópolis
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Acessos ao canal virtual supera expectativas
O Canal Virtual de Comunicação é um espaço que reúne noticias e informações sobre as ações educativas desenvolvidas em todo o estado sobre o uso das Tecnologias na Educação.Vale ressaltar que o canal virtual reúne espaços interativos e de postagem de materiais de apoio, e ainda, conteúdos sobre o andamento de cada uma das atividades em andamento na CTE junto aos NTE, o que facilita a compreensão dos parceiros em relação às atividades desenvolvidas no setor.
Os resultados na utilização deste espaço são os melhores, nesta sexta-feira (27/08/2010) ultrapassou a média de mil acessos somente no fórum aberto para auxiliar o trabalho dos tutores no curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC”.
Parabéns pessoal, continuem participando!
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Resultado da Seleção de bolsistas do Programa Proinfo Integrado
UCA - Formação dos professores das Escolas
Neste momento presencial será apresentado o módulo de Apropriação Tecnológica aos professores do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva
Professoras Lina, Rosita, Maria da Guia, Jennifer, Susley e os técnicos Hover e Charles.
Coordenadores do Uca Claudonei e Cirlene.
Formação no uso de Softwares Educacionais e Lousa Digital pela Brasil Online
No período de 30 e 31/8, 1 a 3/9 será realizada uma formação com a empresa Brasil Online – Tecnologia Educacional no Cultivar Educação, para os Multiplicadores da CTE e dos NTE, Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Palmas e Técnicos da Secretaria da Educação, no uso de Lousa Digital e softwares educacionais.
Na formação serão tratados temas como:
- Motivação;
- Professor X Tecnologias;
- Sistema Operacional Linux;
- Mecanismos de uso do software "Cultivar Educação";
- Cuidados com diretios autorais e utilização indevida do software;
- Importância de planejar e novas produções.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Formação Visual Class
Nos período de
A primeira formação para uso do sofware contou com a participação de professores, coordenadores de laboratórios de informática das escolas estaduais de Palmas e Técnicos Pedagógicos da Coordenadoria de Educação – CTE e Multiplicadores do NTE da DRE de Palmas.
O Visual Class é um Software de Autoria para criação de Projetos Multimídia, como Aulas, Palestras, TBC (Treinamento Baseado em Computador), Livros Eletrônicos, Quiosques Multimídia, Catálogos, CDs Institucionais, Cursos de Ensino a Distância e Sites na Internet.
Com a realização da capacitação, espera-se que os professores possam utilizar pedagogicamente o software, que foi adquirido pela secretaria estadual de educação e deverá ser um recurso a mais no planejamento dos professores.
Para saber mais sobre o sofware acesse:
http://www.classinformatica.com.br/
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Prêmio Educadores Inovadores
Prova disso é o reconhecimento visto por meio da premiação recebida no dia 04/08/2010, pelas professoras Rosita Fèlix Delmontes e Elisângela dos Santos Menezes, ambas servidoras da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, a primeira reprensentando a SEDUC e lotada na CTE e a segunda reprensentando os NTE do estado e lotada no NTE de Porto Nacional. O projeto “Rede Colaborativa de Aprendizagem” foi premiado pela Microsoft, na 3ª colocação, na categoria Educadores Inovadores - Inovação em colaboração. O projeto é uma iniciativa inovadora que reúne blogs dos NTE, disponibiliza notícias atualizadas das ações desenvolvidas pela coordenadoria de tecnologia na educação e favorece ainda, o acesso a aulas planejadas, tutorias sobre internet, além das experiências positivas vivenciadas em sala de aula. A rede de blogs nasceu da necessidade de interligar professores de todo o estado por meio da internet.
Outra iniciativa de valorização ao trabalho docente desenvolvida pela CTE ocorre na oferta do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h, que tem como público alvo professores, técnicos das DRE e SEDUC. O curso contempla logo na primeira Unidade, a criação de um blog, um espaço onde cada cursista poderá postar suas atividades, interagir com os colegas e divulgar os trabalhos desenvolvidos. O objetivo da equipe de formação é que os professores cursistas sintam-se motivados, tornando-se autores e co-autores das produções realizadas e utilizem o blog para divulgação de iniciativas bem sucedidas.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Conseguimos! Fomos selecionados no Concurso Educadores Inovadores
Inscrevi o Projeto da Rede de blogs concurso educadores inovadores da Microssoft, no qual o projeto ficou entre os nove selecionados no Brasil.
Mas a próxima etapa da categoria Educador Inovador a escolha é feita através de voto on line você quem escolhe o finalista no site: http://www.educadoresinovadores.com.br/ e vote no projeto Rede colaborativa de aprendizagem.
No site você coloca seu email e recebe na sua caixa de entrada uma mensagem para confirmar o voto.
Desde já agradeço!
Foram selecionados 9 projetos que estão concorrendo ao prêmio de destaque no uso das TICs para melhora do ensino e aprendizagem.
A votação tem duas etapas
· A primeira até dia 29 de julho, para votar no finalista
· E a segunda até dia 4 de agosto, para escolha do vencedor
Vamos lá! Vote e nos apoem .
Rosita Félix
Abraços a todos.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Reunião da Equipe de Formação do Projeto UCA no Tocantins
Estão presentes na reunião os (as) Professores (as): Marilene (UFT), George França (Pesquisador da UFT), Maria Eunice (Diretora de Gestão da SEDUC) Telma Reijane (Coord. das Tecnologias da SEDUC), Leila Ramos (Coord. Projeto UCA/TO), Gilberto Soares (Diretoria de Tecnologias SEDUC), Sizineide Martins (NTE de Palmas).
A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).
Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.
Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.
Resultados alcançados
Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.
Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.
Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora
Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.
Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.
Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.
