Rede Colaborativa de Aprendizagem

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A hora da geração digita l!!!!!


"É provável que você  conheça alguém entre onze e trinta anos de idade que faz cinco coisas ao mesmo tempo: troca mensagens de texto, baixa músicas, faz upload de vídeos, assiste a um filme em um tela de duas polegadas e navega pelo Orkut, Facebook, MySpace ou Twitter. Ele faz parte da primeira geraçãoque cresceu nun ambiente digital - um fenômeno cultural global que veiopara ficar.
Uma investigação fascinante deste universo, A hora da geração digital tem como ponto de partida uma pesquisa de quatro milhões de dólares. O autor, Don Tapscott, entrevistou cerca de dez mul jovens e, no lugar de um bando de gente grudada nas mais  variadas telas, com pouca capacidade de concentração e sem habilidades sociais, ele descobriu uma comunidade que desenvolveu novas formas de pensar, interagir, trabalhar e socializar.
Com base em suas descobertas, e numa linguagem ágil e acessível, o autor revela neste livro:
  • Como o cérebro da Geração Internet processa informações;
  • Sete maneiras de atrair e mobilizar jovens talentos;
  • sete diretrizes para que os educadores utilizem o potencial da Geração Internet;
  • Como criar os filhos 2.0: não há lugar como o novo lar;
  • Como os jovens e a internet  estão transformando a democracia.
Se você entender a Geração Internet, entenderá o futuro. Don Tapscott torna isso possível."
Gostou do resumo? E da linguagem do texto? Pois o livro caminha nesta delícia de texto!!!!
eu estou lendo este livro e recomendo!!!!

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

4º Encontro presencial em Tocantinópolis


No dia 6 de setembro, Mônica Rocha, Técnica Pedagógica da CTE responsável pela  regional de Tocantinópolis, realizou o 4º Encontro presencial com a sua turma da DRE.
Neste encontro, apresentamos a agenda da Unidade 4 e socializamos as atividades realizadas na Unidade 3. 
Foram apresentadas atividades inovadoras realizadas pelos  assessores e técnicos em sala de aula, em substituição, devido a falta de professores, estes, entraram em ação para cobrir o déficit em algumas escolas. Tal iniciativa causou impacto em algumas escola,s pois nossos colegas da DRE, colocaram em prática o aprendizado de nosso Curso: TEcnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Dentre elas, a criação de Blog por escola, turma e diciplina, muito interessante ver a aprendizagem dos alunos externadas nos comentários do Blog, ou seja, avaliações dos alunos, suas reflexões sobre tais atividades.
Nos dias 9 e 10 de setembro, as multiplicadoras do NTE Fátima e Raimunda realizarão o encontro com os seus professores cursistas.
Vale destacar que as cursistas da DRE elogiaram o trabalho e o incentivo da multiplicadoras oferecidos presencialmente durante a unidade 3.
Parabéns Raimunda e Fátima!!!!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Acessos ao canal virtual supera expectativas

O Canal Virtual de Comunicação é um espaço que reúne noticias e informações sobre as ações educativas desenvolvidas em todo o estado sobre o uso das Tecnologias na Educação.
Criado pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia na Educação - CTE, o canal virtual tem como objetivo promover uma comunicação de qualidade com os Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE do estado. Neste sentido, o espaço contempla acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos realizados em EaD, dinamiza tempo e diminui gastos com ligações telefônicas.
Vale ressaltar que o canal virtual reúne espaços interativos e de postagem de materiais de apoio, e ainda, conteúdos sobre o andamento de cada uma das atividades em andamento na CTE junto aos NTE, o que facilita a compreensão dos parceiros em relação às atividades desenvolvidas no setor.
Os resultados na utilização deste espaço são os melhores, nesta sexta-feira (27/08/2010) ultrapassou a média de mil acessos somente no fórum aberto para auxiliar o trabalho dos tutores no curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC”.

Parabéns pessoal, continuem participando!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Resultado da Seleção de bolsistas do Programa Proinfo Integrado

Está disponível no banner do site da SEDUC o resultado da seleção de bolsistas do Programa Proinfo Inetgrado.http://www.seduc.to.gov.br/

Estamos fechando o levantamento das turmas de cada DRE e o novo cronograma de atendimento aos cursistas para iniciar o processo de formação.


UCA - Formação dos professores das Escolas

Está acontecendo em Gurupi o encontro presencial do Curso UCA Tocantins.

São 56 pessoas participando
 


Neste momento presencial será apresentado o módulo de Apropriação Tecnológica aos professores do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva e a Escola Municipal Antonio de Almeida Veras, conheceremos um pouco mais dos recursos presentes no computador portátil (laptop Educacional) que será utilizado em sua escola. A Formação está acontecendo no Pátio do Colégio Presidente Costa e Silva.
Professoras Lina, Rosita, Maria da Guia, Jennifer, Susley e os técnicos Hover e Charles.
Coordenadores do Uca Claudonei e Cirlene.

Formação no uso de Softwares Educacionais e Lousa Digital pela Brasil Online


No período de 30 e 31/8, 1 a 3/9 será realizada uma formação com a empresa Brasil Online – Tecnologia Educacional no Cultivar Educação, para os Multiplicadores da CTE e dos NTE, Coordenadores Pedagógicos das Escolas de Palmas e Técnicos da Secretaria da Educação, no uso de Lousa Digital e softwares educacionais.
Na formação serão tratados temas como:
  • Motivação;
  • Professor X Tecnologias;
  • Sistema Operacional Linux;
  • Mecanismos de uso do software "Cultivar Educação";
  • Cuidados com diretios autorais e utilização indevida do software;
  • Importância de planejar e novas produções.
A formação será ministrada pelo Professor Jhonny David Echalar.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Formação Visual Class


Nos período de 17 a 20/08/2010, aconteceu a formação do Visual Class, realizada no laboratório de Informática do Colégio Militar de Palmas/TO. O curso teve como público alvo servidores da Educação do Estado do Tocantins.

A primeira formação para uso do sofware contou com a participação de professores, coordenadores de laboratórios de informática das escolas estaduais de Palmas e Técnicos Pedagógicos da Coordenadoria de Educação – CTE e Multiplicadores do NTE da DRE de Palmas.

O Visual Class é um Software de Autoria para criação de Projetos Multimídia, como Aulas, Palestras, TBC (Treinamento Baseado em Computador), Livros Eletrônicos, Quiosques Multimídia, Catálogos, CDs Institucionais, Cursos de Ensino a Distância e Sites na Internet.

Com a realização da capacitação, espera-se que os professores possam utilizar pedagogicamente o software, que foi adquirido pela secretaria estadual de educação e deverá ser um recurso a mais no planejamento dos professores.

Para saber mais sobre o sofware acesse:

http://www.classinformatica.com.br/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Prêmio Educadores Inovadores


Nós, professoras da coordenadoria de Tecnologia na Educação - CTE, acreditamos que a colaboração, a parceria e o incentivo para que os demais professores possam criar seus espaços virtuais de trabalho por meio do blog é um passo importante rumo ao reconhecimento de inúmeras experiências positivas em todo o estado no uso das tecnologias como recurso pedagógico na prática de sala de aula.
Prova disso é o reconhecimento visto por meio da premiação recebida no dia 04/08/2010, pelas professoras Rosita Fèlix Delmontes e Elisângela dos Santos Menezes, ambas servidoras da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, a primeira reprensentando a SEDUC e lotada na CTE e a segunda reprensentando os NTE do estado e lotada no NTE de Porto Nacional. O projeto “Rede Colaborativa de Aprendizagem” foi premiado pela Microsoft, na 3ª colocação, na categoria Educadores Inovadores - Inovação em colaboração. O projeto é uma iniciativa inovadora que reúne blogs dos NTE, disponibiliza notícias atualizadas das ações desenvolvidas pela coordenadoria de tecnologia na educação e favorece ainda, o acesso a aulas planejadas, tutorias sobre internet, além das experiências positivas vivenciadas em sala de aula. A rede de blogs nasceu da necessidade de interligar professores de todo o estado por meio da internet.
Outra iniciativa de valorização ao trabalho docente desenvolvida pela CTE ocorre na oferta do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100h, que tem como público alvo professores, técnicos das DRE e SEDUC. O curso contempla logo na primeira Unidade, a criação de um blog, um espaço onde cada cursista poderá postar suas atividades, interagir com os colegas e divulgar os trabalhos desenvolvidos. O objetivo da equipe de formação é que os professores cursistas sintam-se motivados, tornando-se autores e co-autores das produções realizadas e utilizem o blog para divulgação de iniciativas bem sucedidas.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fórum Microsoft de Educação Inovadora

O que você acha da Rede Colaborativa de Aprendizagem?
Deixe o seu comentário.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Conseguimos! Fomos selecionados no Concurso Educadores Inovadores

Olá pessoal


Inscrevi o Projeto da Rede de blogs concurso educadores inovadores da Microssoft, no qual o projeto ficou entre os nove selecionados no Brasil.

Mas a próxima etapa da categoria Educador Inovador a escolha é feita através de voto on line você quem escolhe o finalista no site: http://www.educadoresinovadores.com.br/ e vote no projeto Rede colaborativa de aprendizagem.


No site você coloca seu email e recebe na sua caixa de entrada uma mensagem para confirmar o voto.
Desde já agradeço!

Foram selecionados 9 projetos que estão concorrendo ao prêmio de destaque no uso das TICs para melhora do ensino e aprendizagem.
A votação tem duas etapas
· A primeira até dia 29 de julho, para votar no finalista
· E a segunda até dia 4 de agosto, para escolha do vencedor
Vamos lá! Vote e nos apoem .

Rosita Félix
Abraços a todos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Reunião da Equipe de Formação do Projeto UCA no Tocantins

A equipe de Formação do Projeto UCA, neste momento, está reunida para realizar o alinhamento do processo de formação dos professores das Escolas do Projeto UCA, para dar inicio aos trabalhos nas escolas.
Estão presentes na reunião os (as) Professores (as): Marilene (UFT), George França (Pesquisador da UFT), Maria Eunice (Diretora de Gestão da SEDUC) Telma Reijane (Coord. das Tecnologias da SEDUC), Leila Ramos (Coord. Projeto UCA/TO), Gilberto Soares (Diretoria de Tecnologias SEDUC), Sizineide Martins (NTE de Palmas).


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas