ACONTECEU!
segunda-feira, 31 de maio de 2010
ACONTECEU!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Capacitação de Tutores do Formação pela Escola
A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola realiza, de 24 a 28/05/2010, capacitação para os Tutores do programa no Módulo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Fundeb. O curso tem como objetivo fortalecer o trabalho da tutoria no atendimento aos cursistas (Gestores Municipais, Secretários Municipais de Educação, Conselheros do CACS, Gestores Escolares e pessoas da Sociedade Civil). Os tutores farão, também, oficina do SIFE WEB – Sistema de Informação do Formação pela Escola – e do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle.Entre os critérios estabelecidos na constituição do programa está: “... a necessidade de ser construído o processo de formação continuada de gestores e parceiros do FNDE na execução, monitor
O módulo Fundeb tem por objetivo disponibilizar, informações sobre o histórico da política de financiamento da educação pública no Brasil, a concepção do Fundeb, além de seus principais objetivos, sua forma de execução, detalhando inclusive sua operacionalização e a prestação de contas. Pretende, ainda, sensibilizar os cursistas para a importância do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS - Fundeb) e para a execução eficiente dessa política pública.
Participam do curso os tutores dos municípios de Araguaína, Arraia, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Miracema do Tocantins, Palmas e Pedro Afonso.
Equipe da Coordenação Estadual do programa: Telma Reijane Pinheiro Costa, Percilia Souza Leite e Ildeny Alves Costa.
.
terça-feira, 25 de maio de 2010
sábado, 22 de maio de 2010
Curso Introdução à Inclusão Digital em Escola do UCA
e Calc navegaram na Internet criaram contas de e-mail, navegaram e cadastraram em sites educacionais. No último dia foi realizada a oficina de Blog.A Semente foi plantada, os professores agora estão ansiosos pela chegada dos laptops e por novos cursos.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Formação dos Tutores do Programa Aluno Integrado
No dia 21 de maio inicia o processo de formação dos tutores do Programa Aluno Integrado.
Agenda da formação:
20 e 21 / 05 - Tutores das Diretorias de: Guarai e Pedro Afonso - Local da formação: Guarai;
24 e 25 / 05 - Tutores das Diretorias de: Palmas, Porto Nacional, Paraiso, Miracema;
31 / 05 e 1/06- Tutores das Diretorias de: Araguaina, Colinas, Araguatins e Tocantinópolis;
27 e 28 / 05 - Tutores da Diretoria de Gurupi;
07 a 11 / 06 - Tutores das Diretorias de Arraias e Dianópolis.
1º Encontro do Curso :Desafio Digital
Nos dias 17, 18 e 19 de maio foi realizado o 1º encontro presencial do Curso Desafio Digital na Coordenadoria de Tecnologias na Educação - CTE.
O presencial teve como objetivo orientar os cursistas no manuseio da plataforma da Microsoft e na realização das atividades do curso.
O 2º Encontro presencial está previsto para:
- 1º/06 - Alunos das escolas da região de Taquaralto;
- 02/06 - alunos das escolas da região sul;
- 02/06 - Alunos das escolas da região norte;
Não deixem de participar.
2º Encontro presencial - Curso Tecnologias na Educação - DRE Pedro Afonso
Os assuntos abordados: socialização de algumas atividades da Unidade I, navegação no ambiente eproinfo, mini oficina sobre a construção de um blog e apresentação da Unidade II.
Logo na manhã do dia 19, juntamente com as Professoras Multiplicadoras do NTE, foi realizada a revisão do plano de ação, avaliação da atuação do Multiplicador como Tutor, orientações de como administrar o ambiente eproinfo e orientações sobre o Programa Formação Pela Escola.
Podemos considerar a realização do encontro presencial, ponto muito importante no processo da realização de um curso a distância, pois é neste momento que o tutor tem a oportunidade de assistir seus cursistas podendo até despertar maior interesse neles.
domingo, 16 de maio de 2010
Gerações interativas
terça-feira, 11 de maio de 2010
Tocantinópolis e o Curso Tecnologia na Educação
sexta-feira, 30 de abril de 2010
2º Encontro presencial do Curso Tecnologia na Educação
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Revista TV Escola - tecnologias na Educação
Clique aqui para acessar a revista completa
A Revista da TV Escola está de volta inteiramente reformulada.Nesta primeira edição, o destaque é a relação entre TV e educação. A reportagem de capa faz um apanhado histórico da mídia televisiva, contextualizando-a no Brasil e no mundo, e mostra a sua face de aliada ao ofício de educar.De carona nos aparatos tecnológicos, apresentamos em detalhes um espaço na internet que espera pela sua conexão: o Portal do Professor. E como o professor é prioridade absoluta nesta publicação, criamos uma seção na qual você é o repórter e outra na qual, por suas ações, seu perfil merece distinção.
Capturado em http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=266:revista-tv-escola-tecnologias-na-educacao-1o-ed&catid=91:revista-da-tv-escola&Itemid=225 . Acesso em 28/04/2010.
TICs na Educação em debate
O Secretário iniciou as discussões com a palestra - Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras – em que fez uma apresentação das ações do Proinfo integrado enfatizando os 3 aspectos fundamentais do programa: Infraestrutura, Capacitação de professores e Oferta de Conteúdos Digitais. As demais palestras se desenvolveram em torno da temática: Formação inicial e Continuada de Professores. Os palestrantes apresentaram resultados de estudos e pesquisas realizados nos países da América Latina e países da OECD - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Percebeu-se claramente o o ponto comum nas falas de todos os palestrantes e apresentadores a respeito da importância e necessidade de se investir na formação do professor pois a falta de domínio das tecnologias e de uma prática reflexiva por parte do professor são os maiores obstáculos para a inserção efetiva das TIC no processo educativo. 
Presentes no evento, estavam a Secretária de Educação, Suzana Salazar e a Subsecretária Noraney.
A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).
Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.
Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.
Resultados alcançados
Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.
Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.
Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora
Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.
Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.
Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.
