Rede Colaborativa de Aprendizagem

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Inscrições para os Cursos de Aperfeiçoamento na Modalidade a Distância da UFT

A Diretoria de Tecnologias Educacionais/UFT comunica que inicia hoje (15/06) as inscrições dos cursos Formação de gestores para programas de educação escolar indígena “(180h), “Educação para Diversidade”(240H) e Formação de professores na temática Cultura e Historia dos povos indígenas”(240h).

Os cursos são na modalidade a distância e serão ofertados nos seguintes polos e vagas:

Cursos

Palmas

Ananás

Araguacema

Dianópolis

Gurupi

Cristalândia

Cultura e história

105

70

35

35

105

35

Educação para diversidade

150

35

35

0

35

80

Gestores indígenas

70

0

35

0

50

0

As inscrições deverão ser enviadas diretamente à UFT conforme as normas regidas nos editais. Os editais para inscrições estão divulgados no site da UFT: www.uft.edu.br/dte/ e também seguem em anexo. O publico alvo são professores da rede pública municipal e estadual. As inscrições seguem até o dia 01/07/11.

Solicitamos a divulgação a todos (as)professores(as) da rede.

Mais informações ou tira-dúvidas: 3232 8208 ou pelo email educacaoindigena@uft.edu.br

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Curso Educopédia: autoria colaborativa entre educadores


Seja, você também, um(a) Educopedista

Que tal saber mais sobre como as tecnologias podem alterar e modificar a sua rotina em sala de aula? Ou então, conhecer melhor seus alunos, sejam jovens ou crianças, que já nasceram no mundo digital? Ou ainda, informar-se sobre as possibilidades pedagógicas no uso das Redes Sociais e dos objetos de aprendizagem? E, principalmente, que tal se formar como produtor de aulas digitais?

Esses são alguns dos assuntos que você vai encontrar no curso Educopédia: autoria colaborativa entre educadores .

Com início a partir do dia 30 de maio, são 600 vagas ao longo do ano para as escolas e secretarias participantes do Oi Tonomundo.

E você pode fazer o curso de qualquer lugar, ele é realizado a distância.

São 10 aulas digitais com apresentação em slide/tela, com uma mecânica simples e repleta de orientações durante todo o percurso de aprendizagem.

Veja abaixo de que forma o curso pode ser feito.

De forma autônoma – o cursista realiza as atividades em seu tempo, sem acompanhamento de um tutor;
  • Com tutoria – em turmas organizadas e com período definido para realização.
Em turmas organizadas, com acompanhamento de um tutor, o curso acontece em dois formatos:

Formato gestão:

  • Cursista: diretores, coordenadores pedagógicos, profissionais das secretarias de educação
  • Atividades: composto por 10 atividades, a serem realizadas individualmente
  • Duração: 5 semanas
  • Carga horária total: 20 horas
Formato docência:
  • Cursista: educadores com atividades em sala de aula
  • Atividades: composto por 20 atividades, das quais 10 realizadas individualmente e 10 desenvolvidas em serviço (em colaboração com os colegas e na sala de aula, com os alunos)
  • Duração: 10 semanas
  • Carga horária total: 40 horas
É importante lembrar que, para frequentar esse curso, o educador ou gestor deve fazer parte da equipe Oi Tonomundo e precisa se responsabilizar por liderar as atividades de português e matemática na escola. Para saber como formar a equipe Oi Tonomundo na sua escola, leia o texto "Formando equipes Oi Tonomundo".

Para confirmar sua participação no curso, você deve preencher o formulário ao final deste texto com seus dados pessoais e profissionais. Antes, leia o Termo de compromisso para dar o seu “de acordo”.

Lembre que cada uma dessas vagas é um investimento do Oi Futuro na nossa parceria; por isso, consideramos a inscrição um compromisso muito sério e que deve ser levado até o fim.

Veja a programação do curso e aproveite.

Programação do curso Educopédia: autoria colaborativa entre educadores

Aula 1. As transformações do mundo em que vivemos

A era do conhecimento e as novas relações com o saber: as tecnologias e as alterações na rotina (conectividade, simultaneidade), perda do monopólio da escola, as relações colaborativas de trabalho.

Aula 2. Educopédia: filosofia e potencial pedagógico

Concepção da Educopédia: proposta pedagógica, descrição do ambiente, potencial pedagógico, funcionamento e suas relações com os demais projetos do Oi Conecta.

Aula 3. Geração digital

O perfil de jovens e crianças que vivem no mundo digital: a rotina alterada pelo uso de computadores, fatores de risco e de proteção das crianças e dos jovens.

Aula 4. Redes sociais e a construção do conhecimento

Definição de redes sociais: diferentes tipos de redes sociais, funcionamento e orientações sobre os cuidades e riscos.

Aula 5. Objetos Educacionais Abertos e repositórios

Apresentação de diferentes repositórios de objetos: possibilidades pedagógicas dos objetos educacionais abertos.

Aula 6. Produção de material didático digital

Proposta de material didático digital: planejamento, linguagem, texto e características do material para Web.

Aula 7. Educopédia: plataforma de aprendizagem

Apresentação da plataforma: recursos e potencial educativo

Aula 8. Componentes curriculares: português e matemática

Componentes curriculares: objetivos e metodologias, orientações para organização das aulas, importância da inovação nessas áreas do conhecimento

Aula 9. Produção de aulas digitais

Proposta pedagógica das aulas digitais: concepção, recursos e possibilidades para construção ou desenvolvimento das aulas digitais

Aula 10. Publicação de aulas digitais

Aulas digitais: avaliação, publicação, atualização e utilização das aulas digitais

Maiores informações: visite o site http://oiconecta.org.br


Tonomundo Sustentável

ACONTECE

Em várias escolas Oi Tonomundo, são desenvolvidos projetos inovadores para enfrentar os desafios da sustentabilidade. O jornalista André Trigueiro, que apresenta o programa “Cidades e Soluções” no canal Globo News, está procurando vídeos relativos a experiências que ajudam a melhorar a realidade das pessoas.

Que tal mostrar para o Brasil inteiro aquilo do que essas escolas são capazes? Basta enviar seu vídeo para o programa (as orientações do canal estão abaixo). A seleção dos vídeos que serão exibidos no programa é de responsabilidade da Globo News.

O canal Tonomundo, no entanto, pode ter sua própria exibição! Para isso, é preciso que os vídeos sejam publicados no YouTube e seus links, enviados para a equipe de mobilização. A visibilidade de todos é garantida, por meio de uma apresentação bem bacana de todo o material recebido. Quem nunca publicou vídeos no YouTube pode clicar aqui para consultar o Tutorial – parte 1 e aqui para consultar o Tutorial – parte 2.

Mãos a obra!

Orientações de envio para o “Cidades e Soluções”

Envie um vídeo contando sua experiência de solução .

O “Cidades e Soluções” está recebendo vídeos de experiências interessantes que já mudaram para melhor a realidade em casa, no bairro, no trabalho ou em qualquer outro ambiente. Queremos conhecer as soluções enviadas por você para a redução do desperdício de água ou energia, destinação inteligente de resíduos, reaproveitamento de materiais, construção sustentável, transporte solidário, TI Verde, etc. Participe!

Seu vídeo poderá ser exibido na TV ou no site.

É importante ficar atento aos seguintes cuidados:

· Gravar em local bem iluminado

· Gravar em ambiente fechado, sem muitos ruídos ao redor, para não comprometer a qualidade do áudio

Clique aqui para entrar no site do programa e mande já seu vídeo

Premiação da Microsoft

ACONTECE

Esta é uma oportunidade muito legal para aqueles que gostam de inovar. A Microsoft está premiando, pela sexta vez, aqueles educadores e gestores que mais se esforçam para criar novas maneiras de interagir com os estudantes e as comunidades. São três categorias de prêmios:

· Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula

· Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa

· Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico

Quem se interessar pode clicar aqui para ler o informativo completo e saber todos os detalhes de como participar. As inscrições se encerram no dia 26 de junho!

Não deixe de encaminhar sua inscrição para o e-mail oitonomundo@ig.com.br, para que a equipe de mobilização possa não só acompanhar a premiação como também dar visibilidade a todas as ações que estão sendo desenvolvidas na nossa comunidade.

Para esclarecer eventuais dúvidas procure a equipe de mobilização ou o seu orientador.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Seleção de Tutores













Confira o Resultado preliminar da Seleção para Tutores de Apoio Docente ao Proinfo Integrado

Edital aberto - Professores Tutores Bolsistas – UAB

Edital de Abertura para Seleção de Professores Tutores Presencial Bolsistas




Abertas as inscrições para o processo seletivo de PROFESSORES TUTORES BOLSISTAS do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB para os cursos de aperfeiçoamento em Formação de Professores na Temática Culturas e História dos Povos Indígenas; Formação de Gestores para Programas de Educação Escolar Indígena; e Educação para Diversidade e Cidadania, na modalidade EaD, dos polos da UFT/UAB.



Divulgados editais dos processos de seleção de alunos para os cursos de aperfeiçoamento em Educação para Diversidade, Formação de Gestores Indígenas e Cultura e História dos Povos Indígenas
A Universidade Federal do Tocantins – UFT e a Diretoria de Tecnologias Educacionais – DTE divulgam os editais de abertura dos processos seletivos para os cursos de Formação de Professores na Temática Cultura e História dos Povos Indígenas, Formação de Gestores para Programas de Educação Escolar Indígena e Educação para Diversidade. Todos são cursos a distancia e destinados a professores da rede pública municipal e estadual.
Estes cursos também foram ofertados pela Plataforma Freire e teve baixa adesão pela complexidade das inscrições. Dessa forma, a UFT por meio da DTE, está lançando Edital Simplificado para realizar estas inscrições dos professores interessados. O período de inscrição será de 15 de junho a 01 de julho de 2011.
A ficha de inscrição e a lista dos documentos exigidos constam nos editais abaixo: Formação de Professores na Temática Culturas e História dos Povos Indígenas Formação de Gestores para Programas de Educação Escolar Indígena Educação para a Diversidade e Cidadania
Estes cursos são de aperfeiçoamento com o quantitativo de 180 horas para os cursos de Educação para Diversidade e Formação de Gestores Indígenas e de 240 horas para o curso Cultura e História dos Povos Indígenas, com início previsto para agosto de 2011.
Mais informações:
(63) 3232 8208 begin_of_the_skype_highlighting (63) 3232 8208 end_of_the_skype_highlighting (Coordenação)

(63) 3232 8045 begin_of_the_skype_highlighting (63) 3232 8045 end_of_the_skype_highlighting (Recepção)


quinta-feira, 9 de junho de 2011

V Encontro Presencial da Equipe de Formação do Programa Uca-Tocantins

Começou, hoje, o V Encontro Presencial da Equipe de Formação do Programa Uca-Tocantins: Práticas pedagógicas com uso do laptop educacional conectado.
Nesse encontro serão realizadas conferências, debates e socialização das práticas pedagógicas das escolas do Programa UCA Tocantins: problemas – soluções e mapeamento.
Na abertura contamos com as presenças da Subsecretária de Educação Básica Professora Marciane Machado, da Superintende de Educação Marta Pacheco, do Superintente de Tecnologias Joneidson Marinho, do Reitor da UFT Alan Barbiero, do Prof. Dr. George França - Coord. do UCA UFT e Leila Ramos Coord. de Tecnologias da SEDUC.
Como participantes do Evento: Diretores e Coordenadores das Escolas contempladas com o Projeto UCA; Formadores e Tutores do Projeto UCA; Técnicos da Coord. de Tecnologias da SEDUC.
Tivemos como Conferencistas a Professora Dra. Beth Almeida - Coordenadora da IES Global – Projeto UCA com o tema "Formação de professores para o uso de computador portátil" e o Professor Doutor José Armando Valente com o tema "Tecnologia integrada ao currículo: mobilidade.".
No fechamento do encontro será feita a avaliação do processo, com encaminhamentos para o planejamento e reestruturação.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Resultado da Seleção de Tutores Bolsistas








Confira o resultado preliminar do processo de seleção de Tutor Bolsista do Proinfo Integrado, no Site da SEDUC e no Portal da EAD

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Programação da TV Escola-Grade Horária

Participem da Progamação da TV Escola. Multiplique essa ideia.

Professora Evania D'archttp://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=662:grade-de-programacao-abril-de-2011&catid=99:grades-e-destaques-da-programacao&Itemid=236

Todos podem aprender a ler e a escrever


A série "Todos podem aprender a ler e a escrever" trata do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, focando na atividade cerebral envolvida e na importância da memória. Os seis episódios trazem discussões sobre as dificuldades que surgem nesse processo e as formas de se lidar com elas.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4802


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas