Rede Colaborativa de Aprendizagem

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Curso Educopédia: autoria colaborativa entre educadores


Seja, você também, um(a) Educopedista

Que tal saber mais sobre como as tecnologias podem alterar e modificar a sua rotina em sala de aula? Ou então, conhecer melhor seus alunos, sejam jovens ou crianças, que já nasceram no mundo digital? Ou ainda, informar-se sobre as possibilidades pedagógicas no uso das Redes Sociais e dos objetos de aprendizagem? E, principalmente, que tal se formar como produtor de aulas digitais?

Esses são alguns dos assuntos que você vai encontrar no curso Educopédia: autoria colaborativa entre educadores .

Com início a partir do dia 30 de maio, são 600 vagas ao longo do ano para as escolas e secretarias participantes do Oi Tonomundo.

E você pode fazer o curso de qualquer lugar, ele é realizado a distância.

São 10 aulas digitais com apresentação em slide/tela, com uma mecânica simples e repleta de orientações durante todo o percurso de aprendizagem.

Veja abaixo de que forma o curso pode ser feito.

De forma autônoma – o cursista realiza as atividades em seu tempo, sem acompanhamento de um tutor;
  • Com tutoria – em turmas organizadas e com período definido para realização.
Em turmas organizadas, com acompanhamento de um tutor, o curso acontece em dois formatos:

Formato gestão:

  • Cursista: diretores, coordenadores pedagógicos, profissionais das secretarias de educação
  • Atividades: composto por 10 atividades, a serem realizadas individualmente
  • Duração: 5 semanas
  • Carga horária total: 20 horas
Formato docência:
  • Cursista: educadores com atividades em sala de aula
  • Atividades: composto por 20 atividades, das quais 10 realizadas individualmente e 10 desenvolvidas em serviço (em colaboração com os colegas e na sala de aula, com os alunos)
  • Duração: 10 semanas
  • Carga horária total: 40 horas
É importante lembrar que, para frequentar esse curso, o educador ou gestor deve fazer parte da equipe Oi Tonomundo e precisa se responsabilizar por liderar as atividades de português e matemática na escola. Para saber como formar a equipe Oi Tonomundo na sua escola, leia o texto "Formando equipes Oi Tonomundo".

Para confirmar sua participação no curso, você deve preencher o formulário ao final deste texto com seus dados pessoais e profissionais. Antes, leia o Termo de compromisso para dar o seu “de acordo”.

Lembre que cada uma dessas vagas é um investimento do Oi Futuro na nossa parceria; por isso, consideramos a inscrição um compromisso muito sério e que deve ser levado até o fim.

Veja a programação do curso e aproveite.

Programação do curso Educopédia: autoria colaborativa entre educadores

Aula 1. As transformações do mundo em que vivemos

A era do conhecimento e as novas relações com o saber: as tecnologias e as alterações na rotina (conectividade, simultaneidade), perda do monopólio da escola, as relações colaborativas de trabalho.

Aula 2. Educopédia: filosofia e potencial pedagógico

Concepção da Educopédia: proposta pedagógica, descrição do ambiente, potencial pedagógico, funcionamento e suas relações com os demais projetos do Oi Conecta.

Aula 3. Geração digital

O perfil de jovens e crianças que vivem no mundo digital: a rotina alterada pelo uso de computadores, fatores de risco e de proteção das crianças e dos jovens.

Aula 4. Redes sociais e a construção do conhecimento

Definição de redes sociais: diferentes tipos de redes sociais, funcionamento e orientações sobre os cuidades e riscos.

Aula 5. Objetos Educacionais Abertos e repositórios

Apresentação de diferentes repositórios de objetos: possibilidades pedagógicas dos objetos educacionais abertos.

Aula 6. Produção de material didático digital

Proposta de material didático digital: planejamento, linguagem, texto e características do material para Web.

Aula 7. Educopédia: plataforma de aprendizagem

Apresentação da plataforma: recursos e potencial educativo

Aula 8. Componentes curriculares: português e matemática

Componentes curriculares: objetivos e metodologias, orientações para organização das aulas, importância da inovação nessas áreas do conhecimento

Aula 9. Produção de aulas digitais

Proposta pedagógica das aulas digitais: concepção, recursos e possibilidades para construção ou desenvolvimento das aulas digitais

Aula 10. Publicação de aulas digitais

Aulas digitais: avaliação, publicação, atualização e utilização das aulas digitais

Maiores informações: visite o site http://oiconecta.org.br


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A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

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