Rede Colaborativa de Aprendizagem

terça-feira, 29 de junho de 2010

Oficina de criação e uso pedagógico do blog


Nos dias 28 e 29 de junho a coordenadoria de Tecnologia na Educação está oferecendo Oficina de criação e de uso pedagógico da ferramenta blog para a equipe das Diretorias de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. De acordo com a pauta serão criados os blogs das respectivas Diretorias, a equipe fará navegação na Rede Colaborativa de Aprendizagem da CTE/NTE, será cadastrada no site do slideshare, e na sequência acontecerá a oficina para uso do Movie Maker eserão feitas publicações de textos, imagens e vídeos de cada setor. Mediadoras: Rosita Félix, Mercês, Geny e Carlos Gil no apoio técnico.

10 comentários:

  1. O CURSO PROPICIARÁ INOVAÇÕES EM NOSSO TRABALHO. E AINDA, IMPORTANTE PARA INTERAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES EXECUTADAS PELA EQUIPE TÉCNICA JUNTO AOS SETORES AFINS. SUGERIMOS UMA MAIOR CARGA HORÁRIA, UMA VEZ QUE O MESMO É QUASE EM SUA TOTALIDADE PRÁTICA.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosita, foi muito proveitoso, pois disponibilizou um meio mais interativo de comunicação entre os Grupos de Trabalho, o que fez surgir a necessidade de um maior aprofundamento no tema. Quero Mais!!!

    Abraços,

    Cristiane Ribeiro de Lima

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos a equipe do cte, pela oficina oferecida na área de tecnologias,que contribuiu e inovou os nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. A oficina foi de grande relevância para nossa area de atuação, pois o uso das tecnologias em nossas vidas como profissional e pessoal faz com que cresçamos cada vez mais com o objetivo de melhorar nossa prática pedagógica e vivencia de mundo.Achamos que o tempo foi curto mas entendemos que o que irá nos aperfeiçoarmos é a prática que estaremos exercitando em nosso dia a dia.Clarice Maia,Elenita Rodrigues e Carmem Lúcia Fonseca.Equipe indispensável por ser FUNDAMENTAL.

    ResponderExcluir
  5. A Oficina de Blog, foi momento de aprendizagem sobre esta tecnologia, sendo uma ferramenta a mais de comunicação rápida entre a SEDUC e Diretorias Regionais de Ensino. Uma vez que esta também nos proporciona momentos de troca de experiências e aprendizagem através de textos estudados e experiências realizadas, sendo estas postadas nos blogs, disponibilizando experiências de sucesso aos
    colegas.
    Parabenizamos a Equipe do NTE pelo trabalho de Formação desenvolvido.
    Claudene e Ruth.

    ResponderExcluir
  6. A oficina de Blog foi ótima, aprendi muito com a disponibilidade da Rosita e com a paciência da Geni. É claro que tenho muuuito a aprender ainda, mas estou disposta a isso pois adoro desafios!

    e-big hug
    Thanks a lot
    Iveti

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desses dois dias.
    Foram momentos ricos, onde as mediadoras, tiveram muita paciência e cuidado em ensinar.
    Parabens a Equipe do NTE pelo excelente trabalho.

    Élida Sabino

    29 de junho de 2010

    ResponderExcluir
  8. Rosita e Geny,
    Esses dois dias de estudo foram uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
    Espero que a partir deste Blog da Língua Portuguesa eu possa ampliar conhecimentos na minha disciplina, e fazer diferença neste estado.
    Um grande abraço!!!
    Sádia Soares

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o curso! Com certeza o uso de blogs é riquíssimo e vai colaborar bastante com o currículo.
    Parabéns ao CTE...sabemos que podemos contar com vocês.

    ResponderExcluir


A Rede Colaborativa de Aprendizagem do Tocantins é uma estratégia para favorecer a produção, o trabalho colaborativo e a socialização de produções pedagógicas por meio da integração, da colaboração e da participação efetiva do grupo de blogueiros (professores multiplicadores).

Participam da Rede os Formadores lotados nos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) e na Coordenedoria de Tecnologias na Educação (CTE) do Tocantins, Assessores de Currículo e professores participantes do cursos em tecnologias.

Como estratégia inicial propôs-se a criação de um blog para cada NTE do Tocantins e a atualização constante com publicações de tutoriais para utilizar as ferramentas colaborativas e matérias sobre o trabalho nos NTE.

Resultados alcançados

Os principais resultados foram constatados na comunicação multidirecional entre os Núcleos de Tecnologias e a Coordenadoria de Tecnologias na Educação, possibilitando interação, colaboração, troca de experiência e produção (autoria e co-autoria) usando o log (registro). Atualmente pode-se ver em tempo real o que os NTE estão desenvolvendo, desde suas ações até produção de conteúdos digitais.

Por meio dos blogs foi possibilitado aos participantes uma auto-avaliação. Foi possível ainda, apresentar as ações de cada NTE de forma sistematizada em reuniões e seminários e ainda, servirem de avaliação do desempenho de cada setor pertencente a rede. Observa-se que a avaliação também é um dos pontos fortes do uso pedagógico do blog.

Na rede as postagens são compartilhadas com colegas de outros NTE, de Escolas e com pessoa que tenha acesso à internet e interesse em pesquisar sobre uso pedagógico das Tecnologias, pois uma vez publicado, um conteúdo ou um comentário permite ao autor uma reflexão sobre suas colocações, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos e ampliando a capacidade leitora

Possibilitou também a troca de experiências por meio de discussões sobre os assuntos mais diversos tanto para Técnicos da seduc e DRE como também para professores das UES e estudantes-alunos.

Em toda a rede, registramos a criação de mais de 1.500 blogs linkados e mais de cem mil acessos.

Esta proposta pedagógica de uso do blog foi premiada no Concurso Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, realizado no dia 4 de agosto, durante o Fórum Microsoft de Educação Inovadora, na modalidade Inovação e Colaboração. Hoje o blog da CTE está com 16 059 acessos.

Fronteiras Digitais

Capturado em: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo&eurl=http%3A%2F%2Fcte%2Dseductocantins%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded 06/08/2009.

Idiomas